» categoria "Notícia – Terapia Ocupacional"

No dia 20 de julho, em Brasília, o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, e o presidente do CREFITO-14, Dr. Rodrigo Amorim, discutiram demandas específicas para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Estado do Piauí. Na oportunidade, os presidentes ainda falaram sobre propostas de ações e estratégias nacionais. 

A Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou, no dia 12 de julho, a Resolução Normativa n°469, que altera RN nº465, de 24 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no âmbito da Saúde Suplementar, para regulamentar a cobertura obrigatória de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, para o tratamento/manejo do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A partir desta RN, ficam definidos números de sessões para vários tratamentos, além de tornar ilimitado o número de sessões de Terapia Ocupacional para pacientes com TEA.

Clique aqui e saiba mais!

O COFFITO, por meio da Resolução nº 532, publicada no dia 7 de julho de 2021, passa a autorizar a divulgação de imagens, textos e áudios relativos a procedimentos fisioterapêuticos e terapêuticos ocupacionais. A nova normativa altera os Códigos de Ética e Deontologia da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, trazendo novas regras aos profissionais. 

De acordo com o texto, fica autorizada a divulgação de imagens, textos e áudios autênticos de pacientes/clientes/usuários acompanhados, ou não, do fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional responsável que realizou o procedimento, desde que com autorização prévia deste ou de seu representante legal, por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

A resolução também passa a permitir a divulgação de imagens, textos e áudios, autênticos, relativos à assistência fisioterapêutica ou terapêutica ocupacional pelo profissional responsável pela realização do procedimento, mas, também, somente com a autorização prévia do paciente/cliente/usuário, ou de seu representante legal, por meio do TCLE. 

Para o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, essa atualização leva em consideração inúmeros fatores, entre eles os avanços tecnológicos e as modalidades atuais de comunicação. “O colegiado do COFFITO analisou pontualmente essa demanda. Sabemos da importância das redes sociais e da publicidade, mas isso deve ser feito com moderação e respeito à integridade e dignidade do paciente. Acima de tudo, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são profissionais da saúde”, destacou. 

Preste atenção! 

Embora algumas regras tenham sido atualizadas, nem tudo passou a ser permitido. No artigo 3º da nova resolução fica proibido o uso de expressões escritas ou faladas que possam caracterizar o sensacionalismo, a concorrência desleal, a promessa de resultado infalível ou restrições previstas no código de ética profissional.

Outro detalhe bastante importante é o que está disposto no artigo 4º: em todas as publicações de imagens, textos e áudios deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, além da data das imagens, textos e áudios, sendo vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros.

Lembre-se!

Conforme o artigo 5º, em todas as hipóteses, será considerada infração ética grave a divulgação de imagens, textos e áudios de pacientes que estiverem em desacordo com essa e demais normas  sobre esse assunto.

Clique aqui e leia a resolução completa. 

Em Julho, os profissionais e estudantes de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional terão mais uma oportunidade para realização do Curso em Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF,ministrado pelo Dr. Eduardo Santana, e disponibilizado na plataforma online de ensino do COFFITO.

Para participar, basta clicar aqui e fazer a inscrição! No total, serão disponibilizadas 1000 vagas para a realização do curso. As inscrições serão encerradas no momento em que as vagas forem preenchidas.

Preste Atenção!

Só serão validadas as 1000 primeiras inscrições, desde que preenchidas corretamente. Aguarde a publicação das inscrições homologadas. Você receberá um e-mail com as instruções para início do curso.

No dia 20 de maio, representantes do Sistema COFFITO/CREFITOs participaram de reunião com o coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (Ministério da Saúde), Dr. Angelo Roberto Gonçalves, para discutir a inserção do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional nas oficinas de órteses e próteses, com o objetivo de levar a expertise e o conhecimento técnico destes profissionais para o planejamento de ações no intuito de ofertar uma assistência mais qualificada para a pessoa com deficiência. Leia Mais »

A Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO, após articulação junto ao Congresso Nacional e ao Senador Romário, obteve importante reconhecimento, com a apresentação de emenda ao Projeto de Lei 1731/2021 que propõe o aumento do piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para R$ 7.315,00.  Leia Mais »

1 2 3 48
  • seta ir para o topo