
COFFITO discute na Câmara dos Deputados assistência de fisioterapeuta para grávidas
Nesta terça-feira (22/4), o presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Dr. Sandroval Torres, participou de audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, realizada às 17h, no plenário 7. A pedido da deputada federal Iza Arruda (MDB-PE), o debate abordou a importância da Fisioterapia nos serviços de saúde que realizam partos.
“A presença de fisioterapeutas nas maternidades é uma medida que promove a humanização da assistência obstétrica e garante que gestantes, parturientes e puérperas recebam cuidados que atendam às suas necessidades físicas e emocionais de forma integral”, afirmou a parlamentar.
O Dr. Sandroval esteve acompanhado de representantes da Comissão de Ações Políticas (CAP) do COFFITO e compôs a mesa ao lado de convidados como a presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM), Dra. Ana Carolina Pitangui; a vice-presidente da ABRAFISM, Dra. Néville de Oliveira; o professor do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Dr. Alexandre Delgado; a professora titular do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Reabilitação e Desempenho Funcional da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Dra. Cristine Homsi; e Aline Costa, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU/SAES) do Ministério da Saúde.
Fontes: