6 de novembro de 2025

COFFITO e FCFAS defendem ensino presencial na saúde durante ato na Câmara dos Deputados

Em defesa do ensino presencial nos cursos de ensino superior da área da saúde, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e o Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) participaram da mesa de debates acerca do tema, realizada quarta-feira (5/11) na Câmara dos Deputados.

Diretor do COFFITO e coordenador da Comissão de Ações Políticas (CAP) da autarquia, Dr. Silano Barros defendeu o ensino 100% presencial na formação dos profissionais da saúde. “Chegamos a um momento no país em que o óbvio precisa ser dito: não dá para formar profissionais da saúde a distância, através de uma tela. Os pacientes são reais, não virtuais. E a formação precisa acontecer na presencialidade, na troca entre colegas e professores”, afirmou.

Competências éticas

Coordenador do FCFAS e responsável pela condução do debate, Dr. Vinícius Mendonça reforçou que “o chamado ensino híbrido pode apoiar a parte teórica da formação, mas não substitui o convívio, a prática e o desenvolvimento das competências éticas e emocionais que só a presencialidade proporciona”. Ele acrescentou que “formar mal um profissional de saúde é transferir o risco à população”.

Além de Dr. Vinícius, compuseram a mesa a coordenadora do Fórum dos Conselhos Atividades Fim da Saúde de São Paulo (FCAFS-SP),  Juliana Mendes; a membro da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisca Valda da Silva, e o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) do Mackenzie, Jan Carlo Delorenzi.

Atuação conjunta

Representantes de outras instituições da saúde, incluindo os Conselhos Federais de Nutrição (CFN), Biologia (CFBio), Enfermagem (Cofen), Medicina Veterinária (CFMV), Farmácia (CFF), Fonoaudiologia (CFFono) e Biomedicina (CFBM), além de fóruns regionais e entidades de ensino, uniram-se pela defesa do ensino presencial.

O Sistema COFFITO/CREFITOs tem atuado de forma contínua, em conjunto com os demais conselhos da área da saúde, na defesa de uma formação de qualidade, que garanta profissionais preparados para atuar com segurança e responsabilidade no bem-estar do país.

De autoria do deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), o ato na Câmara dos Deputados também reuniu parlamentares, como os deputados Ricardo Izar (Republicanos-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Pedro Uczai (PT-SC) e Roberto Monteiro (PL-RJ), reforçando o compromisso do Sistema COFFITO/CREFITOs, do FCFAS e do Legislativo com a valorização do ensino presencial.