» categoria "Notícia – Fisioterapia"

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou até o dia 12 de abril de 2018 o prazo para os prestadores de serviços de atenção à saúde – hospitais, profissionais de saúde, clínicas e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT) – preencherem os formulários ou informarem os resultados dos indicadores que serão adotados para fins de aplicação do Fator de Qualidade (FQ). A prorrogação atende à demanda de entidades representativas de profissionais de saúde, clínicas e hospitais, que solicitaram prazo maior para adesão ao FQ. O prazo inicial foi encerrado no dia 09 de março.

Os questionários são diferenciados para cada tipo de prestador, e estão disponíveis neste portal (veja aqui) e nos portais das associações, conselhos profissionais e entidades representativas. Todos os prestadores de serviços em saúde podem participar.

O Fator de Qualidade é aplicado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e definido pela ANS para reajuste anual dos contratos entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços. Deve ser utilizado apenas nos casos em que é previsto em contrato a livre negociação como única forma de reajuste, e quando não há acordo entre as partes até os primeiros 90 dias do ano. O Fator de Qualidade é o elemento de cálculo que objetiva refletir a qualificação do prestador no reajuste. Sua aplicação depende do cumprimento dos requisitos de qualidade previstos na Nota Técnica nº 87/2017.

As informações obtidas através dos questionários também servirão de base para a elaboração de programas e políticas para o setor, em particular o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss), que consiste no estabelecimento e divulgação de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida na saúde suplementar.

Ao final do período de apuração dos dados, a ANS divulgará a lista de prestadores que preenchem os critérios relativos aos níveis 105% e 100% do FQ. Vale ressaltar que não serão considerados, para os fins do Fator de Qualidade, os prestadores que não preencherem o formulário.

Fonte: ANS

  • Data: 26 de Março de 2018

Concurso EBSERH 2018

Concurso EBSERH 2018

De 26 de março a 10 de abril, estarão abertas as inscrições do concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com lotação em unidades da Rede EBSERH em várias localidades do país.

O concurso, que será realizado pela organizadora Cespe UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) prevê salário de R$4.422,50 para os cargos de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

Acesse o edital completo para mais informações em: http://www.cespe.unb.br/concursos/ebserh_18_assistencial

 

Etapas do Concurso EBSERH 2018

O concurso deverá ser realizado em duas etapas:

1ª fase: Prova Objetiva de múltipla escolha (de caráter eliminatório e classificatório)

2ª fase: Avaliação Curricular de Títulos e de Experiência Profissional (de caráter exclusivamente classificatório).

 

Sobre a EBSERH

Os hospitais universitários federais são importantes centros de formação de recursos humanos na área da Saúde e prestam apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão das instituições federais de ensino superior às quais estão vinculados.

Além disso, no campo da assistência à saúde, os hospitais universitários federais são centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A rede de hospitais universitários federais é formada por 50 hospitais vinculados a 35 universidades federais.

A criação da EBSERH integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior. Por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), foram realizadas ações no sentido de garantir a recuperação física e tecnológica e também de atuar na reestruturação do quadro de recursos humanos das unidades.

A partir da criação da EBSERH – empresa pública vinculada ao Ministério da Educação – a instituição passou a ser a responsável pela gestão dos hospitais universitários federais. Entre as atribuições assumidas pela empresa, estão a coordenação e avaliação da execução das atividades dos hospitais; o apoio técnico à elaboração de instrumentos de melhoria da gestão e a elaboração da matriz de distribuição de recursos para os hospitais.

 

 

 As 200 vagas deste mês para o curso de CIF já foram preenchidas. O curso para formação em Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, ministrado pelo Dr. Eduardo Santana, é disponibilizado no Portal de Ensino do COFFITO e oferecido gratuitamente aos profissionais.

Não conseguiu? Em maio tem mais!

Em maio será aberta uma nova turma. Acompanhe as notícias do COFFITO e participe!

Preste Atenção!

Conforme anunciado previamente, só serão validadas as 200 primeiras inscrições, desde que preenchidas corretamente. Veja abaixo as inscrições homologadas. Se o seu nome estiver na lista, fique atento ao seu e-mail, pois o COFFITO enviará as informações referentes ao acesso à plataforma ainda nesta semana! Leia Mais »

Saiba mais:

• 2018

COFFITO emite nota de esclarecimento sobre exercício da Acupuntura por profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Nota de esclarecimento sobre decisão do Ministro Gilmar Mendes
leia aqui

 

• 2017

COFFITO alerta, mais uma vez, que, com base nas últimas decisões judiciais, os profissionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional têm assegurado o exercício da Acupuntura. TRF4 e STJ asseguram juridicamente exercício da Acupuntura por Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais leia aqui

Conselho Nacional de Saúde (CNS) publica a Recomendação nº 42, que solicita aos parlamentares brasileiros a apreciação, com urgência, do Projeto de Lei nº 1549/2003, referente à regulamentação da Acupuntura no Brasil leia aqui

COFFITO defende Acupuntura multiprofissional em audiência Pública na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania leia aqui

 

• 2016

COFFITO e a Federação Brasileira das Sociedades de Acupuntura e Práticas Integrativas em Saúde (FEBRASA) firmam parceria em prol da Acupuntura leia aqui

COFFITO participa de reunião na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre concessão de alvarás aos estabelecimentos que ofertam serviços de Acupuntura leia aqui

 

• 2015

Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO acompanha o PL nº 1549/2003 que objetiva disciplinar o exercício profissional da Acupuntura. leia aqui

COFFITO participa da 1ª Conferência Acadêmica Internacional China-Brasil de Acupuntura leia aqui

 

• 2014

TRF4 reconhece direito de fisioterapeutas de praticarem acupuntura, quiropraxia e osteopatia leia aqui

 

1 2 3 27
  • seta ir para o topo