19 de dezembro de 2025

“Emocionante!”, dizem espectadores sobre documentário em homenagem aos 50 anos do Sistema COFFITO/CREFITOs

O documentário “Ousar para mudar os rumos – A geração que transformou a história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil” (2025) repercute nacionalmente desde a sua pré-estreia, na última terça-feira (16/12), em salas de cinema de diversas capitais do país. O filme está disponível no YouTube, no canal oficial do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Em celebração ao cinquentenário do Sistema COFFITO/CREFITOs, criado por meio da Lei n.º 6.316, de 17 de dezembro de 1975, a produção audiovisual narra a trajetória de lutas, conquistas e emoções de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que sedimentaram o caminho de ambas as categorias para futuras gerações de profissionais.

Para os espectadores que participaram da pré-estreia em Brasília, no dia 16, no Cinesystem Caixa do Casa Park, acompanhar a história das duas profissões foi uma experiência emocionante.

Emoções e memórias

“O entrelaçamento das entrevistas e os destaques históricos foram envolventes a ponto de eu nem perceber que o filme durou mais de 60 minutos”, afirmou Cristina Flores, psicóloga e servidora pública aposentada. Ela desconhecia peculiaridades da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, assim como as barreiras superadas.

“Admirei a garra, a determinação e o sentido de valor que todas as pessoas entrevistadas colocaram em seus relatos. Um documentário como esse é para ser difundido o máximo possível. Precisamos revelar memórias e honrar quem nos precede. Isso está muito bem ancorado no filme”, elogiou.

Foto: Cristina Flores (à esq.), Dr. Messias Rodrigues, Dra. Kelly Alves e Raquel Flores (irmã de Cristina).

Para a estudante Geovana Lima Rodrigues, o filme ampliou ainda mais sua perspectiva sobre a área de atuação que escolheu. “Sou estudante do 8.º semestre de Fisioterapia e eu já tinha um amor pela profissão, mas, depois de assistir ao documentário, pude entender e sentir que é o que eu realmente quero”, afirmou.

A acadêmica demonstrou ainda mais orgulho pela Fisioterapia. “Saber a história com tantos detalhes, muitos que nem são comentados na faculdade, trouxe um sentimento de respeito e admiração muito grande por todo o caminho percorrido até aqui. E saber que faço parte do futuro da profissão também trouxe uma responsabilidade que quero honrar com muito carinho”, disse.

Prima de Geovana e estudante de Terapia Ocupacional, a jovem Maithê Lima da Silva considerou especial poder ver o filme. “O documentário traz histórias reais, que nos fazem refletir sobre a importância da nossa atuação e do nosso papel profissional. Saí da sessão ainda mais motivada e orgulhosa da escolha que fiz, com a sensação de pertencimento a uma profissão construída com muita luta, compromisso e dedicação ao cuidado com as pessoas”, destacou.

Foto: As primas Geovana (à esq.) e Maithê Lima na pré-estreia do filme, em Brasília.

Na opinião da empregada doméstica Lidiani Amorim, foi surpreendente ver os pioneiros e as pioneiras narrarem suas histórias. “Eu achei importante saber das lutas e conquistas desses profissionais. Até então não sabia de como foi difícil para eles conseguirem [conquistar seu espaço] e de como são importantes. Indiquei para minha sobrinha que faz Fisioterapia no Piauí”, comentou.

Foto: Lidiani Amorim (à esq.) e sua irmã Cássia Sousa no lançamento do documentário na capital federal.

Já a jornalista Mari Cunha ressaltou o quanto se sentiu envolvida. “O filme me prendeu do início ao fim.  Foi muito interessante conhecer uma área que eu não imaginava que tivesse passado por tantas lutas para chegar ao patamar em que está hoje. A construção cronológica da narrativa e as falas dos personagens são muito bem articuladas, o que contribui para contar, com clareza e sensibilidade, a história. Um trabalho realmente bem-feito e necessário”, parabenizou.

Foto: A jornalista Mari Cunha na sessão
de cinema do Casa Park.

A pré-estreia do documentário, em Brasília, ainda contou com a presença de representantes do Sistema COFFITO/CREFITOs, como o presidente da autarquia federal, Dr. Sandroval Torres; o diretor-secretário e coordenador da Comissão de Ações Políticas (CAP/COFFITO), Dr. Silano Barros; a coordenadora adjunta da CAP, Dra. Kelly Alves, e demais assessores, empregados públicos, assim como o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região (CREFITO-11), Dr. Messias Rodrigues.

Foto: Presidente do COFFITO, Dr. Sandroval Torres prestigia a exibição do documentário no Cinesystem Caixa,
no Casa Park, na noite de terça-feira (16/12).
Foto: Representantes do COFFITO e CREFITO-11 comemoram a exibição do filme que conta a história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil.

Dados do documentário

Título original: Ousar para mudar os rumos – A geração que transformou a história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil
Ano de produção: 2025
País de origem: Brasil
Duração: 112 minutos
Gênero: documentário

Equipe de criação e produção

Direção: Matheus Sampaio
Produção executiva: Victor Ferrari
Roteiro: Aline Menezes e Rivaldo Novaes
Pesquisa: Aline Menezes, André de Souza e Rivaldo Novaes
Montagem/edição: Aline Menezes, Gabriel Vitor, Hugo Sueyoshi e Matheus Sampaio

Para assistir ao filme produzido pelo Conselho Federal, acesse.

Leia também:

Documentário celebra 50 anos da fisioterapia e da terapia ocupacional e emociona plateias