Conheça os processos para obtenção
Certame público (Prova de Conhecimentos e Avaliação de Títulos/Experiência Profissional)
Resoluções COFFITO nº 630/2025 e nº 631/2025
Será concedido Título de Especialista Profissional ao Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional que for aprovado em Certame Nacional, composto por Prova de Conhecimentos e Avaliação de Títulos/Experiência na especialidade requerida.
A Prova de Conhecimento e a Avaliação de Títulos/Experiência são eventos públicos e serão convocados por meio de Edital específico.
O certame para a obtenção do Título de Especialista Profissional será realizado anualmente.
Processo de Convalidação
O exame de convalidação é promovido por meio de parceria entre o COFFITO e as associações referentes a cada especialidade.
No lançamento do edital são especificados quais os termos adotados para o exame, sendo que os profissionais que terão direito a participação deverão ter formação anterior a data de reconhecimento da especialidade a ser reconhecida ou conforme edital.
Processo de validação de Residências
Resolução COFFITO nº 632/2025
Reconhece Residências em Área Profissional da Saúde – Uniprofissional ou Multiprofissional – como modalidade de obtenção do Título de Especialista Profissional em Fisioterapia ou Terapia Ocupacional outorgado pelo COFFITO, condicionadas às disposições desta Resolução.
Programas cadastrados há mais de 24 meses no COFFITO devem enviar documentação atualizada em até 180 dias;
O recredenciamento é obrigatório a cada 4 anos;
Programas que não cumprirem o prazo serão descredenciados.
Instituição de ensino: Requerimento
CRITÉRIOS
A instituição de Ensino fará um convênio com o COFFITO para haver o reconhecimento da residência em uma das áreas das especialidades reconhecidas pelo COFFITO. Os seguintes critérios devem ser obedecidos:
Análise e aprovação pelo COFFITO do requerimento apresentado pela IES, que submeta o projeto pedagógico da Residência em área profissional da Saúde;
Ter autorização da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNMRS);
Carga horária mínina de 2 anos.
A submissão de projeto deverá ser enviada exclusivamente pela instituição formadora, através do e-mail residenciaprofissional@coffito.gov.br
PROFISSIONAL
Após a confrimação do programa de residência com o COFFITO, o profissional poderá solicitar em até 48 meses o reconhecimento do título de especialista profissional em SOMENTE UMA especialidade regulamentada pelo COFFITO.
O profissional deverá verificar junto ao seu regional o requerimento, bem como forma de envio da documentação a ser enviada ao COFFITO.
Confira a lista com programas aprovados: Residências aprovadas IES
Profissional (enviar ao seu CREFITO): Requerimento