
COFFITO conquista prêmios de melhores práticas na 9ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais
Em solenidade de abertura da 9ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais na noite desta terça-feira (7/10), em Brasília, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) foi uma das autarquias federais premiadas em duas das 10 categorias: “Plano de Integração e Gestão de Riscos” e “Aderência à Nova Lei de Licitações”.
Na avaliação do Dr. Sandroval Torres, presidente do COFFITO, essa vitória “é resultado da união de esforços e do trabalho conjunto realizado pelo Sistema COFFITO/CREFITOs”.
Diretores, assessores, conselheiros e empregados públicos da entidade federal e dos conselhos regionais acompanharam a cerimônia de premiação.
Premiação
Em relação à categoria “Plano de Integração e Gestão de Riscos”, no último ano, o COFFITO criou um grupo de trabalho para fortalecer a governança e o compliance, com a missão de diagnosticar vulnerabilidades e propor soluções de controladoria interna.
No prêmio de “Aderência à Nova Lei de Licitações”, o COFFITO promoveu uma capacitação massiva de todos os colaboradores do Sistema, unificou processos e elaborou manuais e um regulamento próprio de licitações e contratos.
Palestra de abertura
Para falar sobre como as diretrizes modernas do Tribunal de Contas da União (TCU) impactam as decisões dos conselhos profissionais, o ministro Antonio Anastasia realizou a primeira palestra da conferência.
“Sempre houve a preocupação da sociedade de fiscalizar as atividades profissionais”, disse o ministro. Ele ressaltou que o acompanhamento da performance de toda a administração pública brasileira é fundamental para a promoção da transparência da gestão pública.
Conferência Nacional
A programação do evento na capital federal seguirá até sexta-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor de Clubes Esportivos Sul. Com o tema central “Tríade: Conexão com o Cidadão. Diálogo Institucional. Foco na Gestão de Pessoas”, a nona edição da conferência reúne todos os sistemas das profissões regulamentadas para palestras e diversas oficinas.
De acordo com os organizadores do encontro, o objetivo é identificar, demonstrar e facilitar a adoção de boas práticas que já são eficazes em alguns conselhos, abrangendo áreas como governança, fiscalização, julgamento ético-profissional, processos disciplinares, cobrança de inadimplentes e aquisição de bens e serviços.

(Presidência), Sergio Andrade (Superintendência) e Dr. Rafael Menezes
(Controladoria).
