10 de dezembro de 2025

CAP/COFFITO celebra premiação do Mérito Esportivo 2025 à Associação Dows no Esporte

Na quarta-feira (3/12), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Porto Alegre homenageou a Associação Downs no Esporte com o prêmio Mérito Esportivo 2025, na categoria “Projetos Sociais Comunitários”. A premiação destacou iniciativas que promovem inclusão, acesso ao esporte e transformação social por meio de práticas esportivas.

A Comissão de Ações Políticas do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CAP/COFFITO) apoia o projeto, fruto de diálogo reforçado em 2025 para fortalecer ações voltadas à inclusão no esporte.

Nesse sentido, em 21 de março deste ano, data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, representantes do COFFITO e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região (CREFITO-5) reuniram-se com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Humano da cidade, Juliano Passini, para discutir estratégias de apoio ao projeto.

Em destaque

Na cerimônia, atletas e entidades esportivas de destaque foram homenageados em 14 categorias. Os premiados foram definidos por voto popular nas redes sociais da Secretaria. No dia da solenidade, cerca de 250 pessoas estiveram presentes.

A parceria com a Associação e a conquista do Mérito Esportivo 2025 simbolizam, mais uma vez, a relevância da iniciativa e reforçam o compromisso do Sistema COFFITO/CREFITOs com ações que promovem inclusão social, por meio do esporte, participação cidadã e valorização da pessoa com deficiência.

A cerimônia de premiação foi no Teatro de Câmara Túlio Paiva da capital gaúcha.

Leia também:

CAP/COFFITO se reúne com prefeito de Porto Alegre para debater apoio a pessoas com Down

Fonte:

Realizada a entrega do Mérito Esportivo no Teatro Túlio Piva

Crédito da foto: Prefeitura de Porto Alegre | Charrinho Fotografia