Profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem ter suas pesquisas científicas divulgadas pelo COFFITO
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou a Portaria n.º 272/2025, que define critérios e procedimentos para divulgar pesquisas científicas desenvolvidas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nos canais oficiais da autarquia. A medida amplia o espaço para que o conhecimento produzido na área chegue a mais profissionais e à sociedade.
Com publicação no Diário Oficial da União (DOU), edição de 5 de dezembro de 2025, a normativa atende a uma demanda de pesquisadores que buscam maior visibilidade para seus estudos e desejam compartilhar experiências e resultados com a comunidade profissional.
Quem pode solicitar
Profissionais regularmente inscritos e em situação ativa no Sistema COFFITO/CREFITOs podem solicitar a divulgação de suas pesquisas. Para garantir transparência e segurança ética, o Conselho exige a comprovação de regularidade financeira e ética, com certidão pecuniária emitida pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) da circunscrição do profissional.
Além disso, é necessária a aprovação do trabalho científico por um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, vinculado à Comissão de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP), do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Como funciona a análise
O COFFITO analisa a documentação apresentada e submete o pedido à deliberação do Plenário. Após a aprovação, o Conselho irá divulgar a pesquisa em seus canais institucionais com caráter exclusivamente informativo, sem assumir responsabilidade pelos conteúdos, métodos ou pelas conclusões do estudo.
Ao abrir esse espaço para a divulgação científica, o COFFITO fortalece a circulação do conhecimento, estimula a troca de experiências e contribui para o avanço da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, incentivando a produção acadêmica nas profissões.
Submissões podem ser enviadas para o Gabinete da Presidência (gapre@coffito.gov.br), anexando a documentação necessária para análise.
Para acessar as pesquisas já divulgadas, clique.
