7 de outubro de 2025

Entenda como funciona o Registro de Qualificação de Especialista (RQE)

Publicada recentemente pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Resolução n° 627/2025 institui o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), número que substitui o antigo Registro Profissional de Especialista (RPE).

O RQE atesta que o profissional comprovou formalmente seu conhecimento e sua experiência em uma área específica da Fisioterapia ou da Terapia Ocupacional, mediante a obtenção do Título de Especialista Profissional. Esse título pode ser adquirido das seguintes formas: aprovação em certame público (Prova de Conhecimentos e Avaliação de Títulos/Experiência Profissional); processo de convalidação; processo de validação de residências (uni ou multiprofissionais).

Como será o número?

O RQE será formado por uma sequência numérica que deverá ser utilizada na identificação do especialista profissional, em prontuários, laudos e demais documentos ligados à Fisioterapia ou à Terapia Ocupacional.

O RQE será composto por nove dígitos. O primeiro indica se o profissional é fisioterapeuta (1) ou terapeuta ocupacional (2). Em seguida, vêm os dois dígitos do código da especialidade profissional. Os dois números subsequentes correspondem ao ano de obtenção do RQE. Por fim, os quatro dígitos finais equivalem ao número de registro do especialista.

Exemplo: supondo que a Dra. Fulana de Tal seja terapeuta ocupacional com especialidade em Saúde Mental (código 04) e tenha obtido o seu RQE em 2025, a sequência numérica dela será: 2.04.25.XXXX.

Nesse caso, o número 2 corresponde à profissão de terapeuta ocupacional; a dupla 04 está relacionada à especialidade, de acordo com o que está previsto na Resolução nº 627; 25 são os finais do ano de 2025. Os últimos dígitos seguirão uma sequência pelo número de profissionais com RQE daquela categoria profissional.

Para saber quais são as 16 especialidades profissionais da Fisioterapia e 13 da Terapia Ocupacional reconhecidas pelo COFFITO, bem como visualizar os códigos referentes a cada especialidade, acesse.