
COFFITO integra Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
Para contribuir com as discussões sobre o combate à corrupção nas eleições brasileiras, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) compõe o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). A rede reuniu seus integrantes nesta quarta-feira (14/5), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, para analisar projetos em tramitação no Senado Federal que alteram a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010).
O assessor especial da Comissão de Ações Políticas (CAP) do COFFITO, Dr. Guilherme Thudium, representou o presidente da autarquia, Dr. Sandroval Torres. “O convite e a inserção do Sistema COFFITO/CREFITOs no MCCE representam o reconhecimento de seu compromisso renovado com a promoção da legitimidade e da transparência em qualquer âmbito nacional e da administração pública, bem como sua vocação como ator de política pública”, afirmou o integrante da CAP.
Dentre os projetos analisados durante a reunião, estão o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 112/2021, que trata do novo Código Eleitoral, e o PLP 192/2023, cujas alterações propostas incluem novos critérios e prazos para inelegibilidade.
Formado por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas, o MCCE é uma rede cujo objetivo é combater a corrupção eleitoral. Além disso, realiza trabalho educativo acerca da importância do voto. A ideia é buscar um cenário político e eleitoral mais justo e transparente.
Fonte:
Foto: CNBB/MCCE