10 de fevereiro de 2026

Fantástico: Fisioterapia é fundamental para recuperação de sobrevivente a incêndio no Paraná

A advogada Juliane Suellem Vieira dos Reis, de 29 anos, que sobreviveu a um incêndio de grandes proporções e teve 63% do corpo queimado, falou sobre o que aconteceu no dia 15 de outubro de 2025. Ela ficou nacionalmente conhecida após salvar a mãe e o primo de apartamento em chamas, em Cascavel, no Paraná.

Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, edição do último domingo (8/2), Juliane Vieira relatou os desafios enfrentados durante a internação hospitalar e destacou o papel fundamental da Fisioterapia em seu processo de recuperação.

Para o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), esse reconhecimento reforça a importância da Fisioterapia na assistência à saúde, especialmente em processos complexos de reabilitação como o da advogada, nos quais o cuidado especializado faz toda a diferença na reconstrução da vida do paciente. “Com a fisioterapia diária, eu estou retomando os meus movimentos, aos poucos”, afirmou Juliane.

Em casos de grandes queimaduras, a atuação precoce da Fisioterapia é crucial para prevenir complicações, como retrações cicatriciais, rigidez muscular e perda de funcionalidade, além de auxiliar na recuperação da capacidade respiratória, frequentemente afetada nesses quadros.

A reabilitação de pacientes queimados exige uma abordagem especializada e contínua, integrada a uma equipe multiprofissional.

Nesse sentido, o COFFITO reafirma a importância dos fisioterapeutas, os quais atuam diretamente na melhoria da qualidade de vida e na reintegração do paciente às atividades sociais e profissionais.

Fontes:

Advogada que sobreviveu a incêndio com queimaduras em 63% do corpo fala sobre recuperação e próximos passos

‘A pele coça, sinto muito calor’, diz advogada que teve 63% do corpo queimado em incêndio no Paraná

Foto: Reprodução/TV Globo