COFFITO e CREFITO-2 notificam Rede Globo por desinformação sobre atuação de fisioterapeuta em Vale Tudo
As telenovelas brasileiras não assumem apenas a função de entretenimento; elas são consideradas fenômeno cultural relevante no país. Por isso mesmo, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (CREFITO-2) enviaram notificação à Rede Globo, devido à desinformação sobre a prática profissional dos fisioterapeutas em cena da novela Vale Tudo (2025), exibida pela emissora em horário nobre desde março deste ano.
Veiculada no capítulo 119 e que foi ao ar no dia 15 de agosto, a cena da personagem Ana Clara (interpretada pela atriz Samantha Jones) apresenta um diálogo no qual ela comenta que está realizando algumas intervenções no personagem Leonardo Roitman (Guilherme Magon). Segundo ela, suas ações de “fisio” garantiriam melhora na saúde de Leonardo, que precisa de cuidados em razão das graves sequelas decorrentes de acidente automobilístico.
No folhetim, Ana Clara é estudante de Medicina. Desse modo, ela não estaria habilitada para realizar nenhum tipo de intervenção fisioterapêutica. Assim, os Conselhos entendem que, mesmo em se tratando de obras de ficção, as telenovelas abordam temas que influenciam a vida cotidiana da população e são fontes de conscientização à sociedade.
No documento encaminhado à Rede Globo, o COFFITO e o CREFITO-2 solicitam que a empresa veicule informações corretas sobre os atos privativos dos fisioterapeutas e a necessidade de formação específica para realização de procedimentos da Fisioterapia.
Ainda no ofício, as autarquias afirmam que “a personagem poderia estar apenas executando condutas domiciliares complementares às prescritas pelo fisioterapeuta”. Como isso não fica evidente para o público, “a mensagem é de que o personagem Leonardo está recuperando os movimentos sem estar sendo submetido a atendimento fisioterapêutico específico”.
Os Conselhos também destacam que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são ciências próprias. Para exercer ambas as profissões, é necessário nível superior.
Fonte:
