26 de junho de 2025

CAP/COFFITO e Ministério da Saúde avaliam inserção de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na APS

Para discutir a composição de equipes multiprofissionais no primeiro nível de atenção em saúde, nesta quarta-feira (25/6), integrantes da Comissão de Ações Políticas (CAP) do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) representaram o presidente da autarquia, Dr. Sandroval Torres, em reunião com o secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde, Ilano Barreto, no Ministério da Saúde. Na ocasião, eles avaliaram o papel e a inserção de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas estratégias de cuidados básicos nos municípios.

Compostas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, as equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (APS) – eMulti operam de maneira complementar e integrada às outras equipes que atuam na APS.

Como membros da CAP/COFFITO, participaram do encontro o coordenador Dr. Gustavo Vieira; a presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região (CREFITO-16), Dra. Letícia Padilha; e o assessor de Relações Governamentais, Dr. Iury Melo. Também estiveram presentes Dr. Aarão Aguiar Neto, coordenador de Gestão em Saúde Pública do CREFITO-16, e a assessora técnica do gabinete do Ministério da Saúde, Laura Martins.

Foto: Ana Freitas / Ministério da Saúde