
CAP/COFFITO debate Neuralgia do Trigêmeo em audiência pública na Câmara
Na manhã desta terça-feira (22/4), representantes da Comissão de Ações Políticas (CAP) do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) participaram de audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados. O debate abordou a proposta de criação do Dia de Conscientização da Neuralgia do Trigêmeo, sugerido para ser celebrado anualmente em 7 de outubro, além da importância de sensibilizar a sociedade sobre o tema.
“A neuralgia do trigêmeo é uma síndrome dolorosa paroxística intensa que afeta a região da face devido à compressão extrínseca do nervo trigêmeo”, explicou a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), autora do requerimento para a realização da audiência. A parlamentar integra a CPD.
Durante a sessão, o conselheiro federal Dr. Lucas Bittencourt destacou a necessidade de tratamento adequado para os pacientes acometidos pela síndrome, ressaltando a atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nesse processo. Segundo ele, a neuralgia do trigêmeo é uma condição frequentemente subdiagnosticada, o que reforça a importância da implementação de políticas públicas específicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Também representaram a CAP na audiência a Dra. Álida Andrade (CREFITO-4), a Dra. Andrezza Duque (CREFITO-17), o Dr. Cristiano Nascimento (CREFITO-1) e o Dr. Henrique Cleres do Vale (CREFITO-15).
Fontes: