5 de setembro de 2024

COFFITO defende ensino 100% presencial

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), por meio da sua Comissão de Ações Políticas (CAP), está acompanhando atentamente o debate público sobre o ensino à distância (EaD) no Brasil. Representantes do Sistema COFFITO/CREFITO’s participaram de Audiência Pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, onde o tema foi amplamente discutido.

Para o Sistema COFFITO/CREFITO’s, a formação de profissionais de saúde exige um compromisso com a excelência e a segurança do paciente, o que só pode ser garantido com uma carga horária básica 100% presencial nos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional — respeitando as opções que a legislação vigente já garante para atividades à distância complementares. Por essa razão, a coordenação da CAP/COFFITO concorda com a decisão do Ministério da Educação (MEC) que determinou que novos cursos, ampliações de vagas e credenciamentos só sejam aprovados após a conclusão deste amplo processo de debate público.

O MEC se comprometeu a finalizar, até 31 de dezembro de 2024, a revisão do Marco Regulatório da educação à distância, que deverá incluir as prerrogativas essenciais defendidas pelo Sistema COFFITO/CREFITO’s para a área da saúde, assegurando que a formação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional mantenha os mais altos padrões de qualidade e responsabilidade.