III Fórum Brasileiro de Lideranças da Fisioterapia e Terapia Ocupacional: o trabalho apenas começou
O encontro já terminou, mas o trabalho está apenas começando. Em discurso no III Fórum Brasileiro de Lideranças da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, ocorrido na semana passada em Belo Horizonte, o presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Dr. Sandroval Torres, fez um pedido aos participantes. Ele destacou que se engajar apenas para ter suas ideias discutidas e aprovadas no Fórum não é o suficiente. É preciso também que o autor da ideia continue a acompanhá-la daqui para frente, para permitir que ela vire realidade.
“Vir aqui, ter uma ideia aprovada, virar as costas e cuidar da sua vida não garante que essa ideia vai frutificar da forma que imaginou”, disse o presidente do COFFITO.
“É importante que o engajamento não fique só neste momento, mas que siga full time para que a gente possa sempre tê-los juntos na construção e na concretização dos objetivos aqui colocados”, acrescentou.
No Fórum, ocorrido em Belo Horizonte entre os dias 29 e 31 de agosto de 2024, foram tratados diversos temas. Entre eles estão a regulamentação de novas especialidades, a possibilidade do voto online para eleições nos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO’s), e os cursos EAD. É bom lembrar que o COFFITO e os CREFITO’s defendem cursos de graduação 100% presenciais na área da saúde.
Estiveram presentes no Fórum representantes de diversos CREFITO’s, Associações e Sindicatos.
Com pessoas de todo o Brasil, foi possível trocar conhecimento e fazer um debate plural e abrangente, refletindo as diversas realidades e necessidades dos profissionais. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Minas Gerais (Sinfito-MG).