» Notícia » COFFITO apoia curso de Libras voltado à população

O Som do Silêncio vai capacitar pessoas a comunicar-se na língua de Sinais
COFFITO participou da aula inaugural do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Provopar/PR, denominado o Som do Silêncio, realizado no dia 27 de setembro, em Curitiba. A Autarquia foi representada por sua vice-presidente, a Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima.
O curso é uma realização do Provopar estadual com o apoio das seguintes entidades: Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região (CREFITO-8), Associação dos Surdos de Curitiba (ASC), e Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba (Primeira IEQ).
De acordo com a vice-presidente do COFFITO, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do surdo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio. “O objetivo do curso é capacitar as pessoas do comércio, pessoas que atendem o público, a fim de que estejam preparadas para recepcionar a comunidade surda. Aprender a Língua Brasileira de Sinais é evoluir pessoal e profissionalmente, além de permitir que a sociedade seja mais inclusiva”, ressaltou a Dra. Patrícia Luciane.
O evento reuniu diversas entidades, intérpretes de Língua de Sinais e pessoas que trabalham ou se socializam com pessoas surdas e que se identificam com elas.
Dentre os participantes, além da vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, estavam as conselheiras do CREFITO-8, Dra. Elfi Gusava e Dra. Ana Roesler; o Deputado Estadual Delegado Francischini; Sandra Mara Bortot e Fernanda Butenas, do Sistema FIEP; Filipe Barolo, Relações Institucionais da AMBEV; e Lyndon Johnson, representante da 1ª IEQ. Compareceram, também, a presidente do Conselho Fiscal do Provopar, Flávia Francischini; a diretora de relações institucionais Samita Tomita e a gerente Silvana Aichinger, e os conselheiros do Provopar, Pedro Bartoski Junior, Roberta Freire e Maria Mar Silva.

  • seta ir para o topo