» Notícia » Sistema COFFITO/CREFITOs participa de Câmara Técnica do CNS e reafirma posicionamento contrário ao EaD em Saúde

A formação de profissionais de Saúde na modalidade de ensino à distância foi o tema central da reunião da Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada no dia 23 de novembro, em Brasília. O Sistema COFFITO/CREFITOs, por meio da representação do Dr. José Renato de Oliveira Leite, integra o grupo e, na ocasião, reiterou o posicionamento contrário à prática do EaD para graduação na área da Saúde.

Durante o encontro, o Dr. José Renato Oliveira Leite, em sua fala, destacou o parecer emitido pelo Sistema, em que fica clara a incompatibilidade do ensino à distância com a formação adequada dos profissionais de Saúde, em especial, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Trata-se de um método inadequado à formação profissional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, pois não garante segurança e qualidade na formação, tampouco condições mínimas legalmente exigidas para a formação profissional. Além disso a modalidade de educação à distância é incapaz de formar profissionais aptos para atender às necessidades de saúde da população, podendo colocá-la em risco”.

Em consonância, as demais categorias presentes também fizeram coro à manifestação do Sistema COFFITO/CREFITOs e, juntos, redigiram nota técnica, que deverá ser publicada na próxima semana, contra a prática do EaD na área da Saúde.

  • seta ir para o topo