» Notícia » Presidentes do Sistema COFFITO/CREFITOs realizam última reunião de 2016

 

reuniaopresidentes02_12_16

No dia 2 de dezembro, em Brasília, foi realizada a última reunião de 2016 do colegiado de presidentes do Sistema COFFITO/CREFITOs. Entre os temas de destaque estavam a avaliação do ano e projeções e metas para 2017, tendo como ênfase o lançamento do Pré-Recadastramento Nacional. O momento também oportunizou homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, que levou a óbito o fisioterapeuta Dr. Rafael Corrêa Gobatto.

Normativas

Durante a reunião, os presidentes avaliaram minutas de resolução, que propõem alterações importantes às profissões.

Defesa das profissões

As delimitações do escopo de atuação das profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, assim como de outras profissões da área da Saúde integraram a pauta de discussões dos presidentes. Na oportunidade, o colegiado abordou as diferenças entre as categorias e pontuou preocupações referentes às invasões ao campo de atuação do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, avaliando, assim, possíveis medidas legais.

reuniaopresidentes02_12_1602CAP

O presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, relatou importantes conquistas da Comissão de Assuntos Parlamentares – CAP, em especial nos projetos de lei que tratam da regulamentação da Quiropraxia e da Estética. “Gostaria de agradecer a todos os regionais pelo apoio e envolvimento nessas discussões. Essas vitórias são reflexo do nosso trabalho em prol da defesa da saúde da população brasileira”, enfatizou.

O Dr. Roberto Mattar Cepeda também pontuou que, embora existam vitórias, muitos projetos de lei ainda tramitam no Congresso Nacional e é necessário dar continuidade às ações empregadas e, para isso, é fundamental a parceria entre os CREFITOs e as associações científicas, que fornecem suporte técnico aos pleitos das profissões.

ABRAFIN

A reunião contou, ainda, com a participação da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), que apresentou pareceres relacionados à neuromodulação de estimulação, além de abordar temas relacionados ao fortalecimento do campo de atuação da área Neurofuncional e a contribuição que pode trazer à sociedade.

Pré-Recadastramento Nacional

Outro tema apresentado durante o encontro foi a nova plataforma para o Pré-Recadastramento Nacional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, que estará disponível em 2017.

  • seta ir para o topo