» Notícia » COFFITO promove reunião com Associações Conveniadas

associacoes

No dia 14 de setembro, na sede do COFFITO, em Brasília, foi realizada reunião com as Associações Conveniadas ao COFFITO para discussão de temas relacionados às profissões. Entre os destaques estavam a necessidade de estudos e análises referentes à utilização de novos métodos e técnicas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, levando-se em consideração, inclusive, a utilização em cada especialidade; além da organização para a realização do Exame Nacional para Concessão de Títulos de Especialista Profissional, previsto para este ano.

Durante o encontro, foi avaliada a utilização por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de procedimentos injetáveis e invasivos. O botox e normas mais específicas relacionadas ao ultrassom também entraram na pauta. De acordo com o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, o objetivo do Conselho Federal é normatizar procedimentos afins às profissões, no entanto, para que se alcance a fundamentação que embase técnica e cientificamente as profissões, para atuarem em determinadas áreas, é necessário analisar em separado cada categoria, suas atribuições e competências e, até mesmo, o escopo de cada especialidade. “Vamos normatizar e regular aquilo que entendermos ser do escopo das nossas profissões e que não ofereça prejuízos à sociedade e aos profissionais”, completou.

Estiveram presentes o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda; a suplente de conselheira do COFFITO, Dra. Elineth da Conceição Braga Valente; o procurador jurídico do COFFITO, Dr. Alexandre Leal; e os representantes das associações: Dra. Carolina Maciel Reis Gonzada, da ABFO (Oncologia); Dra. Solange Canavarro, da ABRAFIN; Dra. Rubneide Barreto Silva Gallo, da ABRAFISM; Dr. Arquimedes Augusto Penha, da ABRAFIT; Dr. Marcelo Faria Silva, da ABRAFITO; Dra. Claides Barcellos Devincenzi, da ABRATO; Dr. Ney Peixoto Smith, da AFA-Brasil; Dra. Denise Flávio Botelho Lima, da AFB; Dr. Pablo Flores Dias, da ANAFIQ; Dr. Marcelo Dourado Costa, da ASSOBRAFIR; Dra. Marysia Mara Prado de Carlo, da ATOHosP; Dr. César Costa, da SFBC; Dr. Rodrigo Ribeiro de Oliveira, da SONAFE; e Dr. João Eduardo de Araújo, da SOBRAFISA.

  • seta ir para o topo