COFFITO promove capacitação inédita sobre Reforma Tributária para procuradores jurídicos do Sistema
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) realizou, nesta quinta-feira (29/1), no auditório de sua sede em Brasília, a capacitação “Reforma Tributária: o que esperar?”. A iniciativa, voltada ao fortalecimento técnico do Sistema COFFITO/CREFITOs, reuniu conselheiros e procuradores jurídicos para um debate sobre as mudanças trazidas pela reforma tributária.
Durante a abertura do encontro, o presidente do COFFITO, Dr. Sandroval Torres, destacou o compromisso da atual gestão com a qualificação contínua. “Este é um espaço pensado para diversas atividades sociais, culturais e técnicas”, afirmou. O presidente ressaltou o compromisso da autarquia federal e os investimentos que têm sido empreendidos para proporcionar aos profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional o que há de melhor no Sistema COFFITO/CREFITOs.
O chefe da Procuradoria Jurídica do Conselho, Dr. Marcos Vinícius, destacou que a capacitação busca oferecer melhores condições para orientar os profissionais. “A reforma tributária é um tema que vem gerando muitas dúvidas e muitos questionamentos. Por esse motivo, essa capacitação visa proporcionar mais condições para responder aos profissionais que venham questionar os regionais”, disse.
A programação contou com palestras dos consultores legislativos do Senado Federal, Fábio Dáquilla, especialista em Economia e Finanças Públicas, e Rafael Camara, advogado e professor. Ambos abordaram as principais mudanças da reforma, como o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), as regras de transição e os impactos práticos.
Transição e engajamento
Para Fábio Dáquilla, a reforma já é uma realidade. “As leis estão aprovadas, algumas regulamentações ainda estão pendentes, mas a transição da reforma já está ocorrendo. Então, é essencial que os profissionais da área, os representantes dos conselhos regionais e o próprio pessoal que trabalha no COFFITO se atualizem e se mantenham informados. É algo que mexe no bolso de todo mundo e mexe na dinâmica de todos os negócios”, acrescentou.
Ao tratar do tema, Rafael Camara lembrou que o Brasil vive transformações no sistema tributário. Além disso, ele também destacou o engajamento dos participantes. “Fiquei particularmente impressionado com o nível de atenção e de participação de todos os ouvintes”, elogiou.
“Conversamos sobre as características da reforma tributária, as principais mudanças e também sobre mecanismos para reduzir seus impactos e se preparar para esse novo cenário. Estou convicto de que quem entender bem o sistema vai se adaptar melhor e vai pagar, no final, menos tributos”, concluiu.
Crédito de imagem: ABFP Academia
