
COFFITO relembra trajetória de Dra. Sônia Gusman, primeira presidente da autarquia
Uma das lideranças mais ativas na luta pela valorização e pelo reconhecimento de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, Dra. Sônia Gusman nasceu em 30 de junho de 1943, há 82 anos. Ela foi a primeira presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), tendo atuado de 1978 a 1986. Nesta segunda-feira (30/6), em sua homenagem, a autarquia relembra a trajetória da profissional.
Precursora em diversas frentes, Dra. Sônia formou-se na primeira turma de Fisioterapia da Universidade de São Paulo (USP) e é a titular do registro profissional nº 0001-F. Sua trajetória marcada pela atuação permanente para a instituição da Lei nº 6.316/75, que criou o COFFITO e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITOs), é reconhecida em todo o Brasil.
Na presidência do COFFITO, a fisioterapeuta esteve ao lado da vice-presidente Dra. Veridiana Arb Markhloof. Além disso, Dra. Sônia foi uma das fundadoras da Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação do Conceito Neuroevolutivo Bobath (Abradimene).
Em entrevista às 10ª e 11ª edições da Revista do CREFITO-4 (Minas Gerais), que homenageou os 50 anos de regulamentação de ambas as profissões, em 2019, a Dra. Veridiana Arb comentou sua parceria com a Dra. Sônia Gusman: “Depois da criação do decreto-lei regulamentador da profissão [Decreto-lei nº 938/69], nós nos unimos com outros fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Brasil e começamos a batalhar pela criação do conselho”.
Para a terapeuta ocupacional, “só ter a profissão não valia muito, precisávamos ter um conselho”. Em relação à atuação política, Dra. Veridiana contou que elas viajavam frequentemente para Brasília em busca da regulamentação. “Voltamos a nos reunir com o então ministro da Educação, Jarbas Passarinho, e também articulamos com o ministro do Trabalho, Arnaldo Pietro, que nos colocou à disposição uma equipe de servidores para estudarmos juntos sobre o assunto”, disse.
Dra. Sônia Gusman faleceu em 7 de maio de 2012, aos 69 anos de idade.
Fontes:
Nota de pesar pelo falecimento da Dra. Sonia Gusman