9 de junho de 2025

Conheça as 7 especialidades da Terapia Ocupacional reconhecidas pelo COFFITO

Os terapeutas ocupacionais atuam em diversas áreas para a promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão social, por meio das ocupações. Atualmente, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece 7 especialidades da Terapia Ocupacional. Cada uma delas exerce um papel fundamental na promoção da autonomia, funcionalidade e qualidade de vida das pessoas. São elas:

* Acupuntura
* Contextos Hospitalares
* Contextos Sociais
* Contexto Escolar
* Gerontologia
* Saúde da Família
* Saúde Mental

Acupuntura

Na Terapia Ocupacional, a acupuntura é um recurso terapêutico e está regulamentada na Resolução nº 405/2011. O profissional atua desde a prevenção até a reabilitação. O terapeuta aplica agulhas em pontos específicos do corpo, os acupontos.

Alguns dos benefícios da acupuntura são o controle da ansiedade, do estresse e da depressão, assim como o alívio de dores, de náuseas, e a melhora do sistema nervoso.

A técnica também é muito positiva para doentes renais e hepáticos, hipertensos, para afecções gineco-obstétricas, neurológicas, ortopédicas, fisiátricas e reumatológicas.

A formação envolve conhecimentos em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), anatomia, fisiologia, biomecânica, biofísica e outros campos das ciências da saúde.

Contextos Hospitalares

Regulamentada pela Resolução nº 429/2013, a Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares promove qualidade de vida dos pacientes em diferentes setores do hospital, como pediatria, clínica médica, UTI e clínica cirúrgica.

Ela atua no estímulo dos sentidos, da motricidade e a cognição, trabalhando na prevenção, recuperação e reabilitação dos pacientes. Cria adaptações para que o paciente seja mais autônomo no seu dia a dia, preparando-o para o retorno à sua vida diária após a alta.

Contextos Sociais

Nessa área, a Terapia Ocupacional promove inclusão, autonomia e participação de indivíduos e comunidades em situações de vulnerabilidade. Regulamentada pela Resolução nº 406/2011, ela atua em diversos contextos sociais, como assistência social, políticas públicas de cultura e direitos humanos, Organizações Não Governamentais (ONGs) e sistema prisional.

Seu trabalho envolve a criação de estratégias para fortalecimento de redes de apoio, geração de renda, valorização cultural e acesso a direitos. Também trabalha em contextos de calamidade, migração e população em situação de rua, facilitando a reinserção social e econômica.

Contexto Escolar

Nesse contexto, regulamentada pela Resolução nº 500/2018, a Terapia Ocupacional promove inclusão e autonomia dos estudantes, facilitando sua participação nas atividades educacionais.

O terapeuta ocupacional atua para desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais no âmbito escolar. Além disso, ele trabalha para melhoria do ambiente de aprendizagem, com atividades que estimulam as faculdades do corpo, treinam habilidades e favorecem respostas a estímulos sensoriais.

Trabalha orientando pais, professores e colaboradores. Tem como público-alvo alunos com necessidades relacionadas à coordenação motora, com disfunção neuromotora ou com múltipla deficiência.

Gerontologia

O terapeuta ocupacional avalia, planeja e executa intervenções para manter e/ou recuperar funções cognitivas, motoras e sensoriais, facilitando a realização das atividades diárias. O objetivo é a promoção da autonomia, independência e qualidade de vida das pessoas idosas.

Regulamentada pela Resolução nº 477/2016, a atuação nessa área auxilia para prevenção de quedas e do declínio cognitivo, além de gerenciar doenças crônicas. Visa a promoção de um envelhecimento ativo ao idoso.

Essa área pode envolver atividades de jardinagem, artesanato e culinária, exercícios de memória e cognição.

Saúde da Família

O terapeuta ocupacional especialista em Saúde da Família trabalha para promoção da saúde e prevenção de agravos, garantindo a autonomia e inclusão social dos indivíduos, famílias e comunidades.

Regulamentada pela Resolução nº 407/2011, essa especialidade envolve o fortalecimento de capacidades funcionais, sociais e ocupacionais dos usuários, apoiando em situações de vulnerabilidade social ou de saúde.

O profissional poderá realizar consultas, avaliações e prescrever intervenções. Ele também pode apoiar as equipes de Saúde da Família na atenção primária e usar tecnologia assistiva.

Saúde Mental

Já o terapeuta ocupacional especialista em Saúde Mental, ele atua na promoção do bem-estar psíquico e na inclusão social, auxiliando indivíduos a desenvolver autonomia e equilíbrio em sua rotina. Essa especialidade está regulamentada pela Resolução nº 408/2011.

O profissional da Terapia Ocupacional poderá atuar no tratamento da restauração de habilidades psicossociais, cognitivas e emocionais, fazendo uso de oficinas terapêuticas e prescrição de tecnologia assistiva.

Há diversos aspectos da saúde mental com os quais o terapeuta ocupacional poderá trabalhar, como desempenho psicossocial, psicoafetivo, psicomotor e percepto-cognitivo, além de estar apto a emitir laudos e pareceres.

Todas essas 7 especialidades mostram a amplitude e a potência da atuação dos terapeutas ocupacionais no Brasil.