5 de junho de 2025

COFFITO moderniza gestão institucional com integração de Ouvidorias

Em um processo colaborativo e contínuo, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) dá um passo significativo na modernização da gestão institucional: a integração das Ouvidorias do Sistema COFFITO/CREFITOs. Para discutir o tema, a autarquia promoveu nesta quinta-feira (5/6), com a presença de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e de Danielle Castro, chefe da Ouvidoria do COFFITO, a capacitação dos ouvidores dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITOs).

Garantir agilidade, unificar informações e fortalecer o compromisso e a responsabilidade institucional com a escuta ativa são alguns dos objetivos da integração. Para melhorar continuamente os serviços prestados à sociedade e aos profissionais, o superintendente da autarquia federal e responsável pela capacitação, Sergio Gomes de Andrade, informou que a previsão legal para essa unificação das Ouvidorias está na Resolução COFFITO nº 616/2025.

Sergio Andrade explicou que a implementação e o cadastro dos Conselhos Regionais serão feitos no Fala.BR (plataforma de Ouvidoria e Acesso à Informação usada pela maior parte da administração pública federal). Dentro do próprio sistema informatizado, o Conselho Federal – que funcionará como Ouvidoria Central – criará uma ou mais unidades específicas para cada CREFITO, que deverá ter um Ouvidor responsável, vinculado à sua respectiva unidade.

Fluxo da Integração de Ouvidorias

Quanto ao fluxo de demandas, como reclamações, denúncias, elogios, sugestões e solicitações de informações, a Ouvidoria Central ficará responsável pelo recebimento da manifestação, análise, triagem, do encaminhamento para os CREFITOs e monitoramento dos prazos das áreas técnicas.

Diferenças entre Ouvidorias, SAC e Fale Conosco

Órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas possuem canais importantes para a comunicação entre o cidadão e a administração pública. A seguir, conheça as principais características de cada um deles.

Ouvidorias: regulamentado por lei, este canal é imparcial e independente. Além disso, as Ouvidorias atuam com base em normativas, acompanham prazos e garantem resposta formal.

SAC: o Serviço de Atendimento ao Consumidor busca a solução de problemas operacionais ou de atendimento. Nesse caso, não há imparcialidade garantida.

Fale Conosco: este é um canal de comunicação genérico. Ele é frequentemente utilizado para esclarecimento de dúvidas e orientações simples. Pode não haver protocolo de atendimento ou resposta formal.

Com a integração das Ouvidorias, o COFFITO pretende fortalecer a gestão e o atendimento às demandas da sociedade.