
Empregados públicos avaliam encontro inédito do COFFITO
Quais são as melhores práticas relacionadas às Licitações e aos Contratos Administrativos? O que os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITOs) podem fazer para aprimorar a gestão e a transparência nos processos licitatórios? Essas e outras questões foram discutidas no I Encontro Nacional de Licitações e Contratos Administrativos, realizado entre os dias 23 e 25 de abril deste ano e promovido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), na sede em Brasília.
O idealizador e organizador do evento, Mateus Lima, comemorou o pioneirismo da iniciativa no sistema COFFITO/CREFITOS. Para ele, foi gratificante receber os inúmeros feedbacks positivos dos nossos Conselhos Regionais e de outros Conselhos de Fiscalização Profissional.
Para a capacitação dos empregados públicos, o evento contou com duas referências da área: Evaldo Ramos, auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e especialista em contratações públicas; Victor Amorim, analista legislativo do Senado Federal, doutor em Constituição, Direito e Estado, e mestre em Direito Constitucional.
De acordo com Evaldo Ramos, a ineficiência é um dos aspectos mais complexos em relação à legislação de licitações e contratos vivenciados pelos órgãos públicos. “Ela gera um dano maior do que a própria corrupção. A ineficiência decorre da falta de capacitação, de formação”, explicou. Para Victor Amorim, a capacitação sobre licitações e contratos é “imprescindível para a melhoria da gestão pública e para tornar os processos mais adequados e eficientes”.
Avaliações
Para Jéssica Gonçalves, analista geral do Conselho Federal de Química (CFQ), o encontro nacional contribui, por exemplo, para seu repertório como empregada pública. “Os professores trouxeram muitos exemplos práticos. Isso vai além da letra da lei, pois nós nos vimos naquelas situações [apresentadas]”, afirmou.
A empregada pública designada para a função de pregoeira do CREFITO-4, Cláudia Silva, também compartilhou da mesma opinião que Jéssica, ressaltando que a experiência dos palestrantes colabora para se pensar aplicações desse conhecimento no dia a dia.
Na avaliação de Bruce Ribeiro, chefe do Departamento de Fiscalização do CREFITO-15, o encontro é uma vitória para o Sistema COFFITO/CREFITOs. “Esta é a primeira vez que nos reunimos para discutir temas relacionados às contratações dos nossos conselhos”, disse.
José Canuto, assessor jurídico do CREFITO-5, agradeceu ao COFFITO pela oportunidade de participar do evento. “O COFFITO está proporcionando esta experiência para termos mais segurança jurídica”, declarou.