18 de março de 2025

O que é bom a gente compartilha!

Que tal replicar o que dá certo num estado no restante do país? Essa foi uma das ideias discutidas na 8ª Reunião de Presidentes do Sistema COFFITO/CREFITOs, realizada na quarta-feira, dia 12 de março.

O presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Dr. Sandroval Torres, disse que a ideia é criar uma incubadora de projetos, que seria alimentada por propostas dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITOs). Como a realidade de um estado pode ser diferente de outros, a incubadora, sob responsabilidade do COFFITO, serviria para aprimorar os projetos de modo a permitir que eles sejam implantados em outros locais.

A reunião contou com a participação de dois representantes de cada CREFITO, sendo um fisioterapeuta e outro terapeuta ocupacional. Assim foram tratadas algumas demandas dos CREFITOs.

Além disso, o Dr. Sandroval comunicou medidas já aprovadas pelo Conselho Federal, como a contratação de um sistema único informatizado, que está em processo de implantação. A ideia é disponibilizar o sistema, sem custos, aos CREFITOs. Na prática, o COFFITO vai assumir uma despesa que hoje é dos Conselhos Regionais.

O presidente também pediu ajuda dos CREFITOs para divulgar e orientar os profissionais sobre as atualizações do Referencial Brasileiro de Procedimentos Fisioterapêuticos (RBPF) e da Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos (CBDF). Ele disse ainda que a intenção do COFFITO é aprovar ainda em 2025 documentos equivalentes para a Terapia Ocupacional.

Integrantes da Comissão de Ações Políticas (CAP) do COFFITO também deram um panorama de suas atividades e do cenário político.