25 de novembro de 2024

25-11 Dia Nacional do Doador de Sangue

Já pensou em salvar algumas vidas? Pois tem um jeito muito fácil: doando sangue. E por que não começar hoje, Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro?

Saiba que esse gesto ajuda muita gente, e não é apenas quem sofreu algum acidente de trânsito ou passou por outra situação de emergência e precisou ser levado ao hospital. Quer ver mais alguns exemplos? As doações também são importantes para quem tem doenças hematológicas (que afetam o sangue) e câncer.

Em primeiro lugar, é importante saber que não basta boa vontade. Não é todo mundo que pode doar. É preciso, por exemplo, ter entre 16 e 69 anos. Se for idoso, é necessário ainda ter doado ao menos uma vez antes do 61 anos. O doador também deve ter mais de 51 quilos e índice de massa corporal (calculado a partir do peso e da altura) maior ou igual a 18,5. Outras condições necessárias são ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não beber álcool nas últimas 12 horas e não fumar duas horas antes da doação.

Há também uma série de fatores que impedem uma pessoa de doar, como o uso de alguns remédios, a realização de determinadas cirurgias, e algumas doenças, vacinas e comportamentos sexuais. Para ver tudo em detalhe, você pode consultar a página da Fundação Hemocentro de Brasília na internet, que traz a lista completa.

Não sabe onde doar sangue? Não se preocupe, porque o Ministério da Saúde oferece na internet uma lista dos hemocentros do país, com endereços e telefones.

Prefere não doar sangue porque não quer ficar de jejum? Pode deixar essa desculpa de lado, porque ela não existe. Nada de jejum na hora de doar. É exatamente o contrário: o doador deve estar bem alimentado e beber bastante água desde o dia anterior, tomando apenas o cuidado de, três horas antes da doação, evitar alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados, massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros. Se doar depois do almoço, ele deve ser leve e ser feito com duas horas de antecedência.

Após a doação, tem alguns cuidados também, como beber muito líquido nas 24 horas seguintes. Mas atenção, não é qualquer líquido não. Nessas 24 horas não pode ingerir álcool.
Também não pode doar a qualquer hora. Segundo a Fundação Hemocentro de Brasília, as mulheres têm que esperar 90 dias para uma nova doação, podendo fazer isso no máximo três vezes num período de 12 meses. Já os homens têm de esperar 60 dias, podendo doar até quatro vezes em 12 meses.

Para terminar, sabe por que 25 de novembro foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue? Por que pouco depois vem um período que costuma ter estoques baixos nos bancos de sangue, em razão das férias, comemorações de fim de ano e carnaval. Então, já sabe, vamos aproveitar para ajudar quem precisa.