
COFFITO é um Conselho Federal de duas profissões: Fisioterapia e Terapia Ocupacional!!!
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) representa, como o próprio nome diz, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. Com esse espírito, foi realizada em Brasília/DF, na última quarta-feira, dia 13 de novembro de 2024, a 5ª reunião de Presidentes do sistema COFFITO/CREFITOs, com a participação ativa de um representante da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia de cada Regional.
Dr. Sandroval Torres, Presidente do COFFITO, destacou que o sistema COFFITO/CREFITOs é o ambiente para tratar de questões de interesse das duas profissões, o que deve ser feito com coerência, tolerância, preparo e participação de ambas as profissões. Esta foi a primeira reunião da gestão 2024-2028 com a participação ativa dos Terapeutas Ocupacionais, uma prática que vai se repetir a partir de agora. O próximo encontro já está previsto para ocorrer em dezembro.
“A nossa gestão trabalha para as duas profissões, que estão em momentos diferentes, o que não significa que uma esteja em momento melhor ou pior. Dependemos da maturidade da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional para trazer esses assuntos para debater”, disse o presidente do COFFITO.
Enquanto há um Conselho para as duas profissões, é importante que as duas se sintam contempladas nele. Por outro lado, para o futuro, a ideia é criar um Conselho apenas para a Terapia Ocupacional. A defesa da criação de outro Conselho é um compromisso da atual gestão do COFFITO. Para que isso ocorra, é necessária a aprovação do Congresso Nacional, onde a Comissão de Ações Políticas (CAP) do Conselho Federal já atua.
Ações e projetos de interesse da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia
Durante a reunião com os representantes dos CREFITOs, foram tratados alguns temas de interesse da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia trazidos pelos Conselhos Regionais. Integrantes da CAP falaram das ações que desenvolvem junto ao Congresso e ao governo Federal, incluindo, por exemplo, a defesa do projeto de lei do piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Na reunião, também foi destacada a importância das contribuições dos Conselhos Regionais no trabalho de articulação política, ao fazer uma aproximação entre o sistema e os parlamentares dos estados de sua área de atuação.
Dr. Sandroval anunciou que está sendo finalizado um projeto de capacitação técnica dos novos conselheiros federais e regionais. “Toda nova gestão será capacitada para processos éticos, compliance e todo arcabouço inerente às ações dos Conselhos”.
“Provavelmente a partir de 2025 toda direção eleita passará por capacitação, atualizando e colocando as boas práticas em primeiro plano, com suporte técnico do Conselho Federal.”
O Dr. Sandroval também mencionou o apoio do COFFITO aos CREFITOs que estão em processo de desmembramento. Esse apoio não é apenas para os CREFITOs novos, mas também para os antigos que foram divididos.

