27 de Outubro – Dia Mundial da Terapia Ocupacional!
O COFFITO parabeniza todos os terapeutas ocupacionais do mundo, afinal, o dia 27 de Outubro é o dia Mundial da Terapia Ocupacional.
Mas, peraí, você sabe o que fazem Terapeuta ocupacionais? Caso não saiba, vamos lhe dar sete dicas. A sétima é de Ouro!
A primeira dica vem da Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais (World Federation Occupational Therapists – WFOT), que juntamente com as Associações Profissionais de cada país, promove o Dia Mundial da Terapia Ocupacional.
Terapeutas Ocupacionais exercem sua profissão em diferentes espaços de atenção à pessoas, famílias e comunidades, em especial em serviços de saúde, educação e assistência social. Terapeutas Ocupacionais centram sua atenção na pessoa e sua participação nos diferentes contextos da vida diária (no lar, na comunidade, na escola, no trabalho, nos espaços de lazer e da cultura, entre outros contextos), com foco nas Ocupações Humanas e em prol da saúde, bem estar e participação social.
A segunda dica é: o que é Ocupação Humana?
Ocupação Humana pode ser compreendida como o conjunto de atividades-tarefas-ações do dia-a-dia, desde as mais simples até as mais complexas, que nós realizamos como pessoas em nossa família e na vida comunitária.
Essas atividades-tarefas-ações do dia-a-dia podem ser exemplificadas como: levantar da cama, tomar banho, se vestir, pentear cabelos, preparar alimentação, se alimentar, escovar os dentes, se locomover pela comunidade, estudar, trabalhar, interagir com outras pessoas, se divertir, descansar e dormir, entre outras atividades-tarefas-ações que ocorrem no dia-a-dia.
Tudo isso pode parecer muito simples para a maioria de nós, mas se torna complexo para pessoas com limitações na realização de determinadas atividades do dia-a-dia, que podem levar a restrição de participação no contexto familiar e comunitário (escola, trabalho, lazer, esporte, atividades culturais e religiosas, entre outros contextos).
A terceira dica é que Terapeutas Ocupacionais atendem pessoas de todas as idades, em qualquer condição de saúde. Sua finalidade é que as pessoas realizem suas ocupações em seus contextos de vida diária, em acordo com suas escolhas ocupacionais, suas potencialidades e as oportunidades que o ambiente físico, social e cultural lhe oferece. E isso Terapeutas Ocupacionais resumem em: autonomia, independência e participação.
A quarta dica é que historicamente Terapeutas Ocupacionais atendem e assistem pessoas em vulnerabilidade social. Estes problemas podem estar relacionados com deficiências (por exemplo, motoras, sensoriais e/ou intelectuais), transtornos mentais (por exemplo, depressão e transtornos bipolar), doenças genéticas, adquiridas e/ou degenerarivas, e o próprio processo de desenvolvimento humano (em especial, desenvolvimento infantil e envelhecimento humano). O que justifica a atuação de Terapeutas Ocupacionais diante de situações que envolvem problemas de saúde e/ou de vulnerabilidades sociais é a relação destes problemas com a Ocupação Humana que estrutura a Vida Cotidiana.
Muita responsabilidade, não é mesmo? Tanto é que, para ser Terapeuta Ocupacional é exigido a conclusão do curso de graduação em Terapia Ocupacional.
A quinta dica é que a expansão do escopo de atuação de Terapeutas Ocupacionais. Novos contextos de atuação têm se destacado, com foco na relação Pessoa-Ocupação-Ambiente no âmbito da inovação e tecnologia, do esporte e desporto/paradesporto, do urbanismo, dos direitos humanos, da justiça e da economia.
A sexta dica é que Terapeutas Ocupacionais buscam focar seu trabalho nas Ocupações Humanas que as pessoas precisam, querem e devem fazer, e que lhe deem significado e propósito para a vida.” Você já pensou sobre as Ocupações Humanas que lhe são significativas e dão sentido à sua vida?
Precisando saber mais, procure um(a) Terapeuta ocupacional.
A sétima e última dica é de Ouro: a Terapia Ocupacional é uma profissão em expansão. Você que gostou das dicas anteriores e está buscando um curso superior, considere o de Terapia Ocupacional e vamos juntos transformar o mundo por meio das Ocupações Humanas!
Viva o Dia Mundial da Terapia Ocupacional!