19 de agosto de 2024

Agosto Lilás: Pelo fim da violência contra a mulher

O papo é muito sério: violência contra a mulher. É para ajudar a acabar com uma covardia como essa que existe o Agosto Lilás. Para resumir, trata-se de uma campanha para conscientizar a população sobre o assunto e reprimir uma prática que sequer deveria existir, mas infelizmente ocorre até hoje.

A campanha inclui diferentes frentes. Vão desde iniciativas para informar a população sobre como identificar violência contra a mulher até a divulgação dos canais que recebem denúncias. Aliás, se você ainda não sabe, é o Ligue 180, da Central de Atendimento à Mulher.

E não pense que é um problema que afeta pouca gente. Uma pesquisa feita em 2023 pelo Senado e pelo Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) mostrou que três de cada dez mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem.

Foi em agosto de 2006 que foi sancionada a Lei Maria da Penha, marco da luta contra a violência doméstica no Brasil. Em 2022, uma outra lei federal instituiu o “Agosto Lilás” como mês de proteção à mulher.