8 de agosto de 2024

08 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Combater o colesterol alto é tão importante que tem um dia só para isso!

Sabe as doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC)? Elas são a principal causa de mortes no Brasil, matando 300 mil pessoas por ano, e um dos motivos que mais contribuem para que ocorram é o colesterol alto. Com uma coisa tão séria assim, não dá para fingir que ela não existe, concorda? Não é à toa que, em 8 de agosto, se comemora o “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”.

Mas afinal de contas, o que é o colesterol? A primeira coisa que você precisa saber é que se trata de uma gordura importante para o correto funcionamento do nosso corpo. O problema, como muita coisa na vida, é quando vêm em excesso.

E sabia que na verdade não existe apenas um tipo de colesterol, mas dois, e um deles, o HDL, é considerado bom? O que preocupa mesmo é o mau colesterol, o LDL, que, em excesso, entope artérias e pode provocar infarto, hipertensão, AVC e um monte de outras doenças.

Entendi, mas o que eu faço para combater o mau colesterol? A genética pode afetar os níveis da substância, mas atividade física e uma dieta adequada (xô, gorduras trans e saturadas!) ajudam a controlar os níveis no sangue. Procurar ajuda especializada também é importante se o seu colesterol está alto, além, é claro, de evitar frituras, embutidos, alimentos industrializados, carne e leite e derivados.

Ah, você acha que não corre risco? Cuidado, porque, segundo o Ministério da Saúde, dois de cada cinco brasileiros têm colesterol alto. E como faço para saber se meu colesterol está elevado ou não? Aí não tem jeito, é preciso fazer um exame de sangue, mas, convenhamos, é melhor uma picada de agulha do que o risco de morrer de infarto, não é mesmo?

Então já sabe: vamos controlar a alimentação, fazer exercício, procurar ajuda quando for necessário e combater o colesterol alto e as doenças cardiovasculares.