5 de agosto de 2024

05 de agosto – Dia Nacional na Saúde

Hoje é dia de ter saúde: venha saber como

O importante é ter saúde! Quem nunca ouviu isso antes? E mais importante ainda: quem há de discordar? Como hoje, 5 de agosto, se comemora o Dia Nacional da Saúde, vamos ver, rapidamente, algumas boas dicas. Aposto que você já sabe uma parte delas, mas nunca é demais relembrar.

Melhor do que curar uma doença é nem ficar doente, não é mesmo? Para cuidar do corpo e da mente, é recomendado praticar exercícios (vale até mesmo subir escadas!), se alimentar bem, lavar as mãos, cuidar da higiene pessoal, equilibrar trabalho e lazer, evitar hábitos como o fumo, fazer exames de rotina para ver se está tudo bem.

Para facilitar a sua vida, vão aqui algumas dicas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre alimentação saudável, do Ministério da Saúde sobre exercícios físicos, e da Secretaria de Saúde do Rio Grane do Sul contra o vírus da gripe.

Existe uma medida de prevenção importantíssima que ainda não foi mencionada. E ela tem tudo a ver com esta data. Você sabe por que o Dia Nacional da Saúde é em 5 de agosto? Porque foi nesse dia, lá em 1872, que nasceu o médico Oswaldo Cruz, responsável por erradicar a febre amarela no começo do século XX no Rio de Janeiro e promover a vacinação em massa contra a varíola na cidade.

Vacinar continua sendo uma medida muito importante de prevenção, para evitar a propagação de doenças e mesmo a volta daquelas que já foram eliminadas no Brasil. Há várias vacinas oferecidas de graça nos postos de saúde para crianças e adultos também.

A gente sabe também que nem tudo na vida sai como planejado. Então, mesmo fazendo tudo direitinho, pode ser que você ainda fique doente. Nesse caso, a dica já é conhecida: procurar atendimento especializado. Claro que não precisa ir correndo ao hospital ou posto de saúde por qualquer motivo, mas é bom fazer isso em situações como sintomas graves ou persistentes e acidentes. Há alguns anos, o portal UOL fez uma reportagem com algumas dicas sobre o momento de procurar ajuda.

Saúde e paz para todos!