» Notícia » Nota de Esclarecimento – Conheça alguns dos critérios adotados pelo Sistema COFFITO/CREFITOs para regulamentação de novos procedimentos para as profissões

Normatizar novos procedimentos para as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, balizando o que preconiza a lei, assim como respeitando os direitos de todos, categoria e população, faz com que o processo não seja simples, demande tempo e necessite de muitos atores.

Neste ano, o Conselho Federal iniciou os estudos de novos procedimentos para a Fisioterapia, momento em que solicitou aos dezoito CREFITOs indicação de profissionais com ampla expertise em cada um dos procedimentos propostos. Foram constituídos 12 grupos, cujas responsabilidades incluem a elaboração de parecer técnico, com as devidas justificativas. 

A densidade do conteúdo requer estudo em relação às capacitações dos profissionais para atuação em determinadas áreas, inclusive sob a ótica do fazer da Fisioterapia e da demanda social. Dito isso, até o momento, dos doze pareceres foram concluídos apenas três, sendo eles “Intradermoterapia/Mesoterapia”, “Fios” e “Autólogos”, que, em momento oportuno, serão submetidos à análise do Plenário do COFFITO. Os demais procedimentos seguem em estudo pelos grupos.

  • seta ir para o topo