» Notícia » COFFITO participa de gravação de solenidade de abertura do III CONIFITO, em Vitória

O III Congresso Internacional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (III CONIFITO), que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro de 2021, já está nos preparativos finais.

O evento está sendo realizado pelo CREFITO-15, com apoio do Sistema COFFITO/CREFITOS, de forma 100% on-line.
Na última sexta-feira (22.10), foi gravada a solenidade de abertura, em Vitória (ES), cidade sede do CREFITO-15. A cerimônia contou com a participação do presidente do COFFITO, Dr. Roberto Cepeda, da vice-presidente do COFFITO, Dra. Ana Carla Souza, da presidente do CREFITO-15, Dra. Eunice Sousa, e da vice-presidente do CREFITO-15, Dra. Elizandra Rodrigues.
Durante as gravações, Dr. Roberto Cepeda manifestou seu apoio ao evento e parabenizou toda a equipe envolvida na sua elaboração. “Parabenizo a todos as comissões do evento pela organização, pela programação científica, e pelo tema do Congresso: Prática Clínica: Ciência em Revolução”.
Em seu discurso de abertura, Dr. Roberto Cepeda destacou, ainda, o papel fundamental dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais durante a pandemia.
“Nos dois últimos anos, a malfadada pandemia trouxe muitos desafios para as nossas profissões. Porém, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais deste planeta tiveram a oportunidade de reafirmar a nossa competência técnica e as nossas habilidades comportamentais de empatia, de solidariedade e de ética. Faço, neste momento, um agradecimento público, em nome do colegiado do COFFITO, aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais deste país, que de forma humanizada e ética, trabalharam diuturnamente nesta guerra contra a Covid-19, com o propósito de salvar vidas, certamente a maior riqueza do indivíduo, colocando sua própria vida em risco”, enfatizou.
Já a vice-presidente do COFFITO, Dra. Ana Carla Souza, lembrou o quanto o Conselho continuou desempenhando o seu trabalho para apoiar os profissionais, além de estimular a realização de eventos como o III CONIFITO.
“Mesmo diante de tantas dificuldades que estamos enfrentando nos últimos anos, estamos aqui. Lembrando, que não paramos o nosso trabalho, e este congresso vem validar todas as nossas ações em busca do incentivo ao desenvolvimento científico-profissional da Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, ressaltou.
Assim como o Dr. Roberto Cepeda, a vice-presidente do CREFITO-15, Dra. Elizandra Rodrigues, em sua fala inicial, também lembrou como a pandemia serviu para evidenciar a Terapia Ocupacional e a Fisioterapia. “Este congresso foi construído pensando nas boas práticas das nossas profissões, sobretudo neste momento de pandemia, quando nossas profissões se evidenciaram”.
Encerrando a primeira parte da solenidade de abertura, Dra. Eunice Sousa, presidente do CREFITO-15, destacou o quanto o avanço tecnológico, impulsionado pela pandemia, trouxe transformações nas relações cotidianas, incluindo os atendimentos na área da saúde. “É por isso que vamos discutir aqui a prática clínica, que é uma ciência em constante revolução. Da mesma forma que os avanços tecnológicos estão mudando nossas relações cotidianas, também estão interferindo no atendimento clínico aos nossos pacientes. Como a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional estão sendo afetadas por todos esses avanços?”.
Dra. Eunice Sousa falou, ainda, o quanto o CREFITO-15 se orgulha de receber o III CONIFITO em sua casa, podendo contribuir para a formação científica de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, e estudantes.
As inscrições para o III CONFITO estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do evento: conifito2021.crefito15.org.br.

  • seta ir para o topo