» Notícia » Após solicitação do COFFITO, Ministério da Saúde envia notificação às coordenações estaduais e inclui todos os trabalhadores da Saúde em grupo prioritário para a vacinação

Por meio de ofício, expedido em 11 de março, o Ministério da Saúde enviou orientações técnicas de vacinação ao grupo prioritário “trabalhadores da Saúde” da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19. No texto, direcionado às coordenações estaduais de imunizações, são considerados trabalhadores da Saúde a serem vacinados na campanha todos os profissionais que compõem as 14 categorias da Saúde, conforme Resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares). A nota ainda abrange outros profissionais que atuam na área.

Em janeiro deste ano, o COFFITO solicitou formalmente ao Ministério da Saúde que todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais fossem inseridos na primeira fase da vacinação, alertando ao órgão que estas categorias são de primeiro contato e atuam em todas as áreas de atenção à saúde.

Para o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, a decisão da pasta atende ao pedido dos profissionais de Saúde, que, em momento algum, eximiram-se da sua responsabilidade social e ética e, há mais de um ano, enfrentam a COVID-19.

 

Clique aqui e veja o ofício do Ministério da Saúde.

Clique aqui e veja o pedido do COFFITO.

  • seta ir para o topo