» Notícia » COFFITO, em reunião do CNS, defende estruturação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS

No dia 25 de fevereiro, durante reunião no Conselho Nacional de Saúde (CNS), o representante do COFFITO e coordenador-adjunto na Comissão de Promoção,  Proteção à Saúde e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CIPPSPICs)do CNS, Dr. Wilen Heil e Silva, defendeu a necessidade de estruturação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs) no SUS. Outro ponto abordado por ele foi a importância do retorno dos colaboradores responsáveis pela coordenação da Política, uma vez que a realocação, da forma como foi feita, poderá trazer prejuízos na continuidade e na qualidade das ações.

O encontro também permitiu aos participantes a discussão do Projeto de Lei nº 2821/2019, que trata da PNPIC no âmbito no SUS. Na oportunidade, aproveitando a presença do assessor do Deputado Cherini, o representante do COFFITO questionou o estatuto da PNPIC e forma como foram inseridas as práticas, muitas delas já regulamentadas a outras profissões e que não se enquadrariam como práticas integrativas. De acordo com o Dr. Wilen Heil e Silva, o objetivo era evidenciar o trabalho realizado pelos CNS e pelos colaboradores remanejados. Em sua fala, ele ainda reforçou a necessidade de que as construções políticas das PICs sejam realizadas com o apoio das entidades que possuam interface direta com o tema desde o início de sua implementação.

Ao final, o grupo trabalhou na construção de uma recomendação em relação ao tema, que será submetida à mesa diretora do CNS.

  • seta ir para o topo