» Notícia » Sistema COFFITO/CREFITOs participa de movimento em defesa das Práticas Integrativas e Complementares no SUS

O COFFITO, junto a outras entidades, assinou a “Carta Aberta em Defesa das PICS no SUS”, elaborada pela Rede Nacional de Atores Sociais em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Rede PICS Brasil).
Na carta, são expostos e defendidos os avanços das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração a abrangência do programa, que atualmente está presente em 78% dos municípios brasileiros, bem como sua importância para a sociedade, visto que está inserido na prevenção de doenças e promoção da saúde. Considerando a atenção primária e os serviços de média e alta complexidade, existem 17.300 estabelecimentos de saúde no país ofertando algum tipo de PICS, sendo que a maior parte deles (15.603 estabelecimentos) está na Atenção Primária, distribuídos em 4.297 municípios.
Para as entidades participantes, o movimento de nomeação à nova coordenação nacional de PICS, da forma como foi posto, pode colocar em risco a PNPIC e os avanços obtidos em 15 anos de trabalho intenso alinhado com o SUS.
Para conferir a íntegra da carta, clique aqui.

  • seta ir para o topo