» Notícia » Palavra do presidente – 2020 chega ao fim
  • Data: 24 de dezembro de 2020

Palavra do presidente – 2020 chega ao fim

2020 chega ao fim. Superamos um dos anos mais difíceis, embora não tenhamos ainda vencido, por fim, a Pandemia da COVID-19. Estamos muito perto, e essa é a esperança que carrego para 2021 – a de que em breve todos os brasileiros e a população mundial seja imunizada, e também que essa experiência sirva de reflexão para o tanto que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional fazem e fizeram em defesa da vida.

Apesar de tudo, neste ano imprevisto e não planejado, nós, do Sistema COFFITO/CREFITOs tentamos estar à altura dos nossos colegas que estiveram na linha de frente do combate à COVID-19. Para isso, buscamos junto aos legisladores defender e assegurar direitos aos fisioterapeutas, aos terapeutas ocupacionais e à saúde brasileira.

Também, desde os primeiros indícios do que estava por vir, estivemos próximo ao Governo Federal, ao Ministério da Saúde, buscando resguardar as prerrogativas das nossas profissões. Sabíamos que, enquanto o mundo parava, nós não podíamos parar, nós precisávamos seguir, e com isso em mente atualizamos a nossa legislação e permitimos a modalidade de teleatendimento. Notificamos a ANS e asseguramos que os atendimentos fossem mantidos e os profissionais tivessem seu ofício reconhecido e valorizado. Fomos ao Congresso Nacional também com essa pauta, ainda que nos fosse retirada a presencialidade, em momento algum, estivemos ausentes.

Quando as dúvidas surgiram, um grupo de profissionais com grande expertise na área de terapia intensiva, respiratória e cardiovascular, acostumados com o ambiente de terapia intensiva, por meio da Comissão Nacional de Teleconsultoria, construíram protocolos e realizaram consultorias aos profissionais.

Neste ano, também cientes da crise econômica brasileira, foram realizadas medidas que permitiram o adiamento do pagamento das anuidades do ano vigente, bem como as anuidades de 2021 receberam descontos progressivos, ficaram sem reajuste e foram oferecidas possibilidades de parcelamentos.

Ainda na pauta econômica, pensando em concluir e projetar um 2021 com novas possibilidades aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, foi oferecido um programa de refinanciamento nacional, com condições inéditas, que permitem até 100% de desconto em juros e multas, além de parcelamento facilitado.

O mundo sofreu imensamente com a COVID-19, muitas vidas foram perdidas, muitos profissionais precisaram reinventar seus empreendimentos. Foi um ano assustador, em que a nossa maior esperança consistiu na criação de uma vacina que, agora, se aproxima.

Encerraremos o ano, ao que tudo indica, com uma alta demanda de pacientes de COVID, muitos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais passarão as celebrações de final de ano dentro dos hospitais e auxiliando àqueles que mais precisam, ofertando consolo, esperança, sendo solidários e salvando vidas.

Obrigado, meus colegas! Tenho certeza de que todos nós nunca esqueceremos 2020. Este ano ficará marcado na história de cada um dos senhores e na história das profissões. Que 2021 seja um ano de esperanças, de possibilidades, de retorno à normalidade e de reencontros. Que tenhamos saúde e que sigamos tendo coragem para lutar pela saúde brasileira, sempre em busca da dignidade humana e de mais justiça social.

Dr. Roberto Mattar Cepeda

Presidente do COFFITO.

 

  • seta ir para o topo