» Notícia » COFFITO participa de evento de Saúde Mental debatida em audiência na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, quarta-feira (2), audiência pública para discutir o panorama sobre as políticas públicas municipais relacionadas à Saúde Mental. O evento foi organizado pela Vereadora Noemia Rocha (MDB), autora da Lei Municipal nº 15.160/2018, que instituiu na cidade a campanha Janeiro Branco, de conscientização sobre o tema.
Na ocasião, o COFFITO recebeu uma menção honrosa de reconhecimento social pelo incentivo da promoção à saúde mental no Município de Curitiba. O COFFITO foi representado por sua vice-presidente, a Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, que falou sobre o papel do terapeuta ocupacional na Saúde Mental e sobre a família, cuidadores e toda a sociedade que convive com os doentes.
A Terapia Ocupacional desenvolve um trabalho de resgate da autoestima por meio da conscientização corporal, utilizando, como ferramenta principal, a atividade. No campo terapêutico o indivíduo recebe uma atenção diferenciada e qualificada, que o auxilia a exteriorizar conflitos internos. Essas atividades refletem diretamente no cotidiano do paciente, melhorando sua qualidade de vida. “A sociedade está adoecendo. É necessário olhar para todos, não somente o paciente que foi diagnosticado. A Terapia Ocupacional resgata os pacientes e os coloca num lugar de pertencimento na sociedade”, afirmou a vice-presidente do COFFITO.
O evento contou também com a participação da coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Flávia Adachi; com a Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Célia Mazza de Souza; a psicóloga Mariana Singeski, uma das articuladoras do Janeiro Branco em Curitiba; e com o secretário municipal de Saúde da cidade de Colombo, Darci Martins Braga.
Os participantes da audiência puderam esclarecer dúvidas sobre os atendimentos prestados pelo Município e comentar ações bem-sucedidas na área da Saúde mental.
FONTE: Câmara Municipal de Curitiba

  • seta ir para o topo