» Notícia » COFFITO participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde

A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, mais uma vez, estiveram presentes na Conferência Nacional de Saúde, que, neste ano, chega à sua 16ª edição. Iniciada no dia 4 de agosto, e contando com os representantes do COFFITO no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Dr. Wilen Heil e Silva, e Dr. Ricardo Lotif Araújo, além do representante da Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB), Dr. Flávio  Feitosa,  e demais representações das categorias, a inserção das profissões em programas de saúde teve ampla defesa e constou no relatório estadual final, que deverá ser votado durante o evento.

De acordo com o Dr. Wilen Heil e Silva, o relatório foi consolidado nas conferências estaduais, e o texto traz a inserção da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nos quadros multiprofissionais, em diversos programas de saúde. Segundo ele, essa compilação, após votada e aprovada, será a base para as diretrizes do Plano Nacional de Saúde.

16ª Conferência

Organizada pelo CNS e com o tema Democracia e Saúde, a 16ª Conferência tem o objetivo de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e a equidade do SUS.

De acordo com o diretor-tesoureiro do COFFITO e representante no CNS, Dr. Wilen Heil e Silva, o evento faz um resgate da 8ª Conferência, realizada em 1986 e considerada um marco, uma vez que o relatório emitido por ela serviu de base para o capítulo de Saúde da Constituição Federal de 1988. “Aquela foi a primeira conferência de saúde aberta à sociedade e foi a partir do trabalho de cada um dos envolvidos que foi possível viabilizar uma das maiores conquistas da população brasileira – o SUS”, ressaltou.

Outro ponto enfatizado pelo diretor-tesoureiro é a importância do assento no CNS e os resultados obtidos nos últimos anos, que asseguram valorização e inserção de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas políticas públicas de saúde. “Ter voz para mostrar do que são capazes as nossas profissões e de como podem melhorar a qualidade da saúde da população é que nos permite crescer, sermos reconhecidos e conquistar espaços. Precisamos nos apropriar disso e nos fazer presentes em muitos outros fóruns de discussão”, finalizou.

Mais informações

O quê: 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

Quando: De 4 a 7 de agosto de 2019

Onde: Brasília, DF (Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade)

Contato: www.conselho.saude.gov.br/16cns

  • seta ir para o topo