» Notícia » Sistema COFFITO/CREFITOs visita Senador Álvaro Dias e pede auxílio em defesa da autonomia das profissões e do acesso da população aos serviços de saúde

No dia 3 de julho, em Brasília, uma comitiva do Sistema COFFITO/CREFITOs visitou o gabinete do Senador Álvaro Dias para solicitar auxílio em demandas que visem resguardar os direitos das profissões e do acesso da população aos serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. Na oportunidade, foi mencionando ao Senador a existência do cerceamento corporativo praticado por algumas profissões que, em benefício próprio, invadem prerrogativas de outras áreas e trazem prejuízos à sociedade.

Durante o encontro foi reforçado que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional possuem autonomia para realização de diagnóstico, prescrição de tratamentos, solicitação de exames e alta.  A partir desse argumento, o grupo solicitou apoio em tramitações existentes e até em novos projetos, buscando, assim, respeitar os direitos de cada profissão e, acima de tudo, evitar transtornos, gastos e lentidão no sistema de saúde, que acaba tendo como maior prejudicado o cidadão.

Na ocasião estiveram presentes membros da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, vice-presidente do Conselho Federal; Dra. Juçara Castro; Dra. Eunice Garcia Silva e Souza, presidente do CREFITO-15; e a assessora parlamentar Carla Bencke;  além da presidente do CREFITO-8, Dra. Patrícia Rossafa Branco; da diretora-secretária do CREFITO-8,  Dra. Elfi Gusava; e da presidente do CREFITO-9, Dra. Ingridh Farina da Silva.

  • seta ir para o topo