» Notícia » COFFITO participa de reunião do FCFAS e grupo analisa situação do EaD na Saúde

No dia 21 de fevereiro, em Brasília, foi realizada a 154ª Reunião do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), que trouxe à discussão a situação da modalidade de ensino à distância. Na ocasião, o COFFITO foi representado pelo presidente da autarquia, Dr. Roberto Mattar Cepeda, e pelo diretor-secretário, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva.

O presidente do COFFITO, em sua fala, ressaltou o posicionamento que o Sistema COFFITO/CREFITOs tem externado veementemente ao longo do tempo. “Somos contrários ao modelo atual de oferta de ensino à distância para a área da Saúde, porém somos favoráveis à utilização de recursos tecnológicos no ensino superior”.

Segundo o Dr. Roberto Mattar Cepeda, lamentavelmente, ou estrategicamente, o Ministério da Educação normatizou o ensino à distância sem ouvir a sociedade, sem ouvir os profissionais, e sem consultar as entidades da área da Saúde que são e serão responsáveis pela fiscalização do exercício profissional dos futuros egressos desta modalidade.

Na ocasião, os Conselhos Federais presentes concordaram com a proposta de aproximação com o MEC, a fim de solicitar ao órgão uma medida em caráter de urgência para suspensão de aberturas de vagas na área na modalidade EaD.

  • seta ir para o topo