» Notícia » Ministro da Saúde destaca, em reunião do CNS, pauta direcionada às pessoas com deficiência

No dia 31 de janeiro, em Brasília, foi realizada a 313ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a primeira com a participação do novo Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, que, em resposta às demandas dos conselheiros, destacou a previsão de pautas direcionadas à pessoa com deficiência, bem como projetos relacionados à hanseníase, aids, vacinas e doença celíaca. Na ocasião o COFFITO foi representado pelo presidente do CREFITO-6, Dr. Ricardo Lotif.

Durante o encontro, os conselheiros discutiram a organização da 16ª Conferência Nacional de Saúde e as demandas oriundas da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT). O momento ainda permitiu debate entre os conselheiros sobre as expectativas para o novo governo e apresentação da nova configuração do Ministério da Saúde, que estuda alteração de organograma e criação da Secretaria de Atenção Básica. Outros pontos abordados pelo novo Ministro foram as contas públicas e as necessidades de ajuste da máquina.

EaD

O representante do COFFITO, em conversa com o Ministro da Saúde, solicitou uma reunião, por meio de articulação da Dra. Cleo Oliveira, para tratar de temas relacionados à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional, e sobre EaD na Saúde, devido ao histórico do Ministro com o tema, quando foi deputado.

Representação

Além da representação do COFFITO no CNS, as profissões também contam com o apoio da fisioterapeuta, e conselheira nacional de saúde, Dra. Cleo Oliveira, atual coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), e cuja trajetória teve início no Conselho Municipal de Saúde, em Fortaleza, quando representava o CREFITO-6. Segundo ela, a inserção nestes espaços é de extrema importância para o crescimento e fortalecimento das profissões.

Durante o seu percurso, a Dra. Cleo Oliveira conseguiu espaço para discutir as diretrizes curriculares nacionais da Fisioterapia, participou de comissões e, inclusive, lutou pela promoção de políticas de saúde relacionadas à doença celíaca, o que possibilitou uma aproximação com o atual Ministro da Saúde, que, durante seu mandato como deputado, lutou pela criação do dia nacional para as pessoas com doença celíaca e, agora, como ministro, pretende criar programas direcionados ao tema.

  • seta ir para o topo