» Notícia » Sistema COFFITO/CREFITOs destaca atuação das profissões nas PICS durante 34º CONASEMS

Entre os dias 25 e 27 de julho, em Belém, foi realizado o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A exemplo dos anos anteriores, o COFFITO ocupou o Espaço Saúde, disponibilizando aos participantes serviços e informações relacionados à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional e dando destaque, nesta edição, às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
“A Saúde que todos nós queremos e a Fisioterapia e Terapia Ocupacional que merecemos” foi o tema deste ano, permitindo ao Sistema COFFITO/CREFITOs apresentar aos gestores de saúde do Brasil as possibilidades de inserção de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por meio das portarias de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Para ilustrar, algumas das práticas foram ofertadas no espaço: a Fisioterapia realizou atendimentos de Medicina Tradicional Chinesa – MTC (Acupuntura e Auriculoterapia), Osteopatia e Massoterapia; a Terapia Ocupacional, por sua vez, realizou a Medicina Tradicional Chinesa – MTC (Acupuntura e Auriculoterapia), a Arteterapia, o Reiki e a Dança Circular.

Para o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, a participação no CONASEMS é uma grande conquista às profissões e um espaço único para evidenciar aos gestores todo o potencial da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. “A cada ano trabalhamos um novo tema e mostramos um pouco das nossas capacidades. Neste ano concentramos os nossos esforços nas PICS e, com sorte, em breve teremos cada vez mais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais inseridos nestes programas nos municípios brasileiros. Este sim será um ganho para as nossas profissões e, principalmente, para a saúde da população”, destacou.

Quem passou pelo estande teve a oportunidade de conhecer a atuação dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, seja ao experimentar as práticas ou ao conversar com os representantes das categorias. A inserção das profissões também foi contemplada em materiais informativos e na criação de um hotsite que mostra ao gestor as portarias que disponibilizam recursos financeiros para a oferta destes serviços, bem como demais programas e ações de saúde que incluem a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional. Clique aqui e saiba mais!

Aline Parijós, secretária municipal de saúde de Bujaru, foi um dos gestores que visitou o estande e pôde conhecer um pouco do trabalho das profissões. De acordo com ela, a prefeitura de Bujaru conta com um Centro de Fisioterapia, mas, devido à alta demanda, o município já busca alternativas para ampliar o serviço. Além disso, por meio do CAPS e do NASF, possui, também, terapeutas ocupacionais em seu quadro.

Para a coordenadora do Espaço Saúde nesta edição e conselheira do COFFITO, Dra. Daniela Muniz, o objetivo era mostrar aos gestores a possibilidade de obter mais recursos para a saúde do município, por meio de programas de inserção da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Para tornar mais claro, optamos por destacar as PICS. Ela pondera, ainda, que é importante frisar que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais também estão incluídos em outros programas e ações do SUS que disponibilizam verbas, e trazem como principal benefício a promoção da saúde, prevenção de doenças e a consequente redução de gastos em internação, por exemplo.

Clique aqui e veja mais fotos do evento.

COFFITO
colaboração: CREFITO-12

  • seta ir para o topo