» Notícia » COFFITO participa do VIII Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional e I Congresso Sul-Brasileiro de Terapia Ocupacional

No dia 7 de junho, O COFFITO, por meio de sua representante, a Conselheira Federal Dra. Patrícia Rossafa Branco, participou do VIII Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional e I Congresso Sul-Brasileiro de Terapia Ocupacional, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Durante a mesa de abertura, a Dra. Patrícia enfatizou a importância da Resolução nº 378/2010, um marco para a Terapia Ocupacional, que trata das normas e procedimentos para o registro de títulos de especialidade profissional, solidificando a responsabilidade do Sistema COFFITO/CREFITOs junto à sociedade.

No evento foram debatidas questões sobre as especialidades da Terapia Ocupacional, o Exercício Profissional e a Produção de Conhecimento. Destacou-se a importância do contínuo aprimoramento técnico-científico, já que é fundamental para o desenvolvimento profissional, item já previsto pelo Código de Ética.

“Ao reconhecer as especialidades profissionais da Terapia Ocupacional, a Resolução nº 378 trouxe maior fortalecimento para as Associações Científicas, as quais são de suma importância para a categoria, permitindo trabalhar prerrogativas diferentes daquelas em que os conselhos de classe esbarram, em virtude de limitações legais”, enfatizou a Dra. Patrícia. Nos últimos oito anos, a Terapia Ocupacional teve o reconhecimento de seis especialidades profissionais, sendo a mais recente a Especialidade de Terapia Ocupacional em Gerontologia. Finalizando o debate, a Conselheira destacou, ainda, um grande e promissor campo de atuação da Terapia Ocupacional dentro das questões cognitivas na saúde do trabalhador, mas que ainda carece de fundamentação política e científica para crescer.

As especialidades profissionais são de suma importância para a saúde brasileira. No dia 25 de novembro deste ano, haverá o exame para Concessão de Título de Especialista Profissional. Esta edição contempla todas as especialidades reconhecidas e disciplinadas pelo COFFITO, e as provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras.

  • seta ir para o topo