» Notícia » COFFITO participa de visita técnica na aclimatação dos atletas paralímpicos e Terapia Ocupacional se destaca como profissão promissora no Esporte

2016-08-26-photo-00001501

O COFFITO, após reuniões com o Comitê Paralímpico e com a Academia Paralímpica Brasileira, conquistou espaço para visita de coleta de dados e interação com os treinadores, equipe técnica e atletas paralímpicos, o que possibilitou a estruturação de documento, já em elaboração por grupo de trabalho.

A partir desta ação, evidenciou-se, in loco, os benefícios e as inúmeras possibilidades da inserção do terapeuta ocupacional no paradesporto. De acordo com a vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, o objetivo é que a Terapia Ocupacional tenha o seu lugar estabelecido nos próximos jogos olímpicos. A receptividade das pautas da Terapia Ocupacional pelo Comitê foi extremamente positiva desde o início das negociações. A oferta de parceria e a disponibilidade do Conselho Federal em auxiliar na promoção da atuação dos terapeutas ocupacionais em atividades relacionadas ao esporte paralímpico foi uma grata surpresa para o Comitê e, até mesmo, um marco histórico, pois, geralmente, cabe ao Comitê Paralímpico a busca por colaboradores.
A abordagem sobre o trabalho que pode ser desenvolvido pelo terapeuta ocupacional fez com que toda a equipe técnica percebesse carências imediatas, especialmente por não ofertar aos paratletas, dentro do processo nas Paralimpíadas, serviços de Terapia Ocupacional. Segundo a vice-presidente, a amplitude da atuação do profissional pode trazer inúmeros benefícios, como, por exemplo, maior independência e até melhor desempenho durante a prática do esporte, por meio de tecnologias assistivas e adaptações.

Futuro

O COFFITO deverá participar de mais reuniões com o Comitê Paralímpico e com a Academia Paralímpica Brasileira para estruturação de projeto de inserção. Além disso, o Conselho Federal também irá propor uma normativa específica para a atuação do terapeuta ocupacional na área esportiva, com regulações e orientações direcionadas ao campo de trabalho e formação necessária para atender as demandas dos paratletas e dos Jogos Paralímpicos.

  • seta ir para o topo