» Notícia » ABRAFIN realizará capacitação gratuita sobre Microcefalia em Recife

divulga abrafin

Como prévia ao 4º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, e em atenção à necessidade social, a Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) promoverá, no dia 7 de setembro, das 13h às 17h, uma capacitação gratuita sobre microcefalia para fisioterapeutas em Recife. Com o tema Microcefalia: Cuidado fisioterapêutico em evidência, o minicurso visa auxiliar os profissionais quanto ao cuidado de pacientes com microcefalia e quanto às consequências neurofuncionais. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco apresentou 1.846 casos notificados de bebês com a doença, dos quais 303 foram confirmados.

A programação consistirá em palestras sobre protocolos de avaliação utilizados em Fisioterapia Neuropediátrica com suas indicações e faixas etárias apropriadas; abordagem fisioterapêutica baseada em evidências para as alterações do desenvolvimento neurossensorial e motor de crianças com encefalopatias; apresentação de vídeos; e discussões. Os interessados poderão se inscrever pelo e-mail microcefalia@metaeventos.net e serão ofertadas 200 vagas. “Nesse momento crítico de aumento do número de casos de microcefalia associados à epidemia de Zika vírus, a ABRAFIN toma para si a responsabilidade de capacitar mais profissionais para o enfrentamento dessa condição. Há necessidade de cuidados especializados e infelizmente há carência numérica e qualitativa de fisioterapeutas especialistas, especialmente na rede pública”, disse a presidente da ABRAFIN, Dra. Solange Canavarro.

De 7 a 9 de setembro será realizado em Recife o 4º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN), em que renomados profissionais nacionais e internacionais debaterão sobre Fisioterapia Neurofuncional, abrangendo diagnóstico e cuidados a adultos e crianças, incluindo as disfunções decorrentes da microcefalia.

Clique aqui e veja  a cartilha Diagnóstico: Microcefalia. E agora?,  desenvolvida pelo Sistema COFFITO/CREFITOs.

Fonte: ABRAFIN
Edição: COFFITO

  • seta ir para o topo