» Notícia » COFFITO participa do 1º Congresso Internacional em Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas e Complementares

Evento discute relação entre a Fisioterapia, as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e a utilização de Plataformas Vibratórias.

Nos dias 5 a 7 de maio, em Cabo Frio, foi realizado o 1º Congresso Internacional sobre Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas e Complementares, quando foram abordadas a relação da Fisioterapia com a utilização de plataformas vibratórias e a possibilidade de aplicação das Vibrações Mecânicas nas práticas integrativas e complementares, apresentadas em estudos científicos multiprofissionais por pesquisadores brasileiros  e convidados internacionais de grande expressão, como o fisioterapeuta espanhol Prof. Dr. Pedro José Marín Cabezuelo, expert em Plataformas Vibratórias, pesquisador de referência no assunto no mundo, entre outros da Europa e EUA. O evento, de caráter científico, oportunizou espaço ao COFFITO para elucidar as normativas existentes e os projetos de novas resoluções.

Durante o encontro, o diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva, realizou palestra sobre as Práticas Integrativas e Complementares e a relação/inserção das vibrações mecânicas no rol das PICs no âmbito do SUS, afinal, o Conselheiro Federal também representa a profissão no Conselho Nacional de Saúde – CNS, onde coordena a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares. Entre os temas abordados, estavam a Política Nacional de Práticas Integrativas; o pioneirismo do COFFITO ao regulamentar a Acupuntura desde 1985, sendo o primeiro Conselho da área da Saúde a promover orientações aos profissionais; a criação de uma resolução específica referente à utilização das práticas integrativas; e os projetos de normativas específicas para a utilização das plataformas vibratórias e para o trabalho do fisioterapeuta prescritor.
A Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil de Araújo, da Comissão de Politicas Públicas para o SUS, que também representou o COFFITO na oportunidade, comemorou a criação de uma associação internacional de exercícios de vibração (World Association of Vibration Exercises – WAVEX), cuja presidência ficou com o Brasil, representado pelo Prof. Dr. Mário Bernardo Filho, que também presidiu o evento.  A associação deverá ser composta por fisioterapeutas e terá como objetivo entrelaçar as práticas integrativas ao uso das plataformas vibratórias. No evento, a Dra. Ana Cristhina realizou a palestra Aplicação da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) nas Práticas Integrativas e Complementares. Segundo ela, o alto nível técnico e científico do encontro ofereceu novas perspectivas à Saúde. “Para a Fisioterapia Dermatofuncional, no tratamento de queimados, um dos estudos apresentados pelo Prof. Dr. Marcus Mello, por exemplo, e entre tantos outros de alta validade científica, foi sensacional. Ele trouxe à discussão os estudos científicos sobre a utilização das células-tronco para os bancos de peles e o potencial da Fototerapia no tratamento de úlceras”, enfatizou, alertando que a alternativa científica deve ser analisada sob o ponto de vista bioético e estudada pelo COFFITO para uma possível normatização.
  • seta ir para o topo