» Notícia » Vice-presidente do COFFITO participa do I Webinário Maranhense de Visibilidade e Empregabilidade dos Terapeutas Ocupacionais em suas Diversas Vertentes de Atuação

A vice-presidente do COFFITO, Dra. Ana Carla de Souza Nogueira, participou, no dia 19 de dezembro, do I Webinário Maranhense de Visibilidade e Empregabilidade dos Terapeutas Ocupacionais em suas Diversas Vertentes de Atuação, realizado pelo CREFITO-16.

Durante o evento, foram abordadas as áreas de atuação da profissão e debatidas formas de inserção e disponibilização de vagas em concursos públicos no Maranhão. Na oportunidade, os palestrantes apresentaram dados relacionados ao trabalho do terapeuta ocupacional na Saúde Prisional e na Saúde Mental, inclusive, com resultados exitosos sob a gestão da terapeuta ocupacional Dra. Isabelle Rego, que é atualmente Coordenadora Estadual de Saúde Mental do Maranhão.  

A vice-presidente do CREFITO-16, que também coordenou o Webinário, Dra. Márcia Rodrigues, disse que essa iniciativa do Conselho teve por objetivo mostrar a importância do Terapeuta Ocupacional e do compromisso do Conselho em mudar essa realidade no estado. Ela lamentou, por exemplo, o fato de o Estado e Município em todo ainda não oferecerem vagas para Terapeutas Ocupacionais. Os em seus concursos muitas vezes por desconhecimento da atuação desses profissionais. “O CREFITO-16 está atento a isso e tem atuado para mudar essa realidade”, afirmou.

Para a Dra. Ana Carla Nogueira, iniciativas como esta, do CREFITO-16, permitem a propagação da importância do terapeuta ocupacional para a sociedade. “Quanto mais gestores conhecem o trabalho dos terapeutas ocupacionais em diversos espaços, mais reconhecem a nossa importância. Conforme eu falo do meu fazer, mais pessoas vão entender o trabalho da Terapia Ocupacional”, completou.

O Juiz da Vara de Interesses Difusos Dr. Douglas Martins, por exemplo, disse que, a partir do Webinário, passou a ter um olhar mais amplo sobre a atuação do Terapeuta Ocupacional, o que vai ajudá-lo. “Saio daqui com informações que me possibilitarão melhor decidir sobre os temas que são submetidos ao poder Judiciário”, afirmou.

Já o representante da ABIN, Márcio Machado, também garantiu que, passado este evento, está mais embasado para levar a temática aos tomadores de decisão. “Por falta de conhecimento muitas equipes que necessitariam de um terapeuta ocupacional são compostas sem esse profissional”, admitiu. Ele citou como exemplo as cinco penitenciárias federais que não dispõem deste profissional.

Ao finalizar o evento, a vice-presidente do CREFITO-16, Dra. Márcia Rodrigues, disse acreditar que, com base nessas discussões, muitas oportunidades irão surgir para os Terapeutas Ocupacionais. 

O Webinário também com as seguintes participações: Dra. Letícia Padilha, da Diretora-Tesoureira do CREFITO-16; e dos representantes das Câmaras Técnicas de Terapia Ocupacional do CREFITO-16, Dra. Larissa Almeida e Dr. José Santos.

 

Fonte: CREFITO-16

Edição: COFFITO

  • seta ir para o topo